Governo do Estado



Areas Verdes Cariocas | UEZO
Produtos Técnicos PPGCTA | UEZO

Programa Mestrado Profissional

Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental

Programa Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental

Produções Técnicas do Programa

Cartilhas

Oficinas de reparação e manutenção de veiculo automotores

Esta cartilha é resultado do projeto de mestrado profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental (UEZO) da aluna Nathalia Torres Dutra, sob orientação da professora Cristiane Pimentel Victório. A dissertação intitulada "DIAGNÓSTICO AMBIENTAL EM OFICINAS DE MANUTENÇÃO VEICULAR: FORTALECIMENTO DO CONTROLE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NEGATIVOS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL" foi defendida em 2018.


A cartilha é direcionada aos envolvidos com oficinas veiculares, e um recurso de educação ambiental e orientações de modo a mitigar as ações poluidoras e assim contribuir para preservação do meio ambiente.

ÁGUA - USO SUSTENTÁVEL: Rio Cabuçu-Piraquê, Zona Oeste, RJ

Esta cartilha é resultado do projeto de mestrado profissional em Ciência e Tecnologia Ambiental (UEZO) do aluno Lucio Paulo de Souza Gouvea, sob orientação da professora Eidy de Oliveira Santos. A dissertação intitulada "VULNERABILIDADES E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA URBANIZAÇÃO NO RIO CABUÇU-PIRAQUÊ, ZONA OESTE -RJ" foi defendida em 21 de dezembro de 2020.


Esta Cartilha Educativa é direcionada às comunidades que vivem às margens do Rio Cabuçu-Piraquê e à comunidade da Zona Oeste para promover a conscientização ambiental da população local. O objetivo é fornecer maior acesso e conhecimento sobre as características do rio, que faz parte do cotidiano dessas populações ribeirinhas e as ações que provocam degradação e contaminação do ecossistema hídrico e consequentemente afetam a própria população, bem como, trazer propostas ambientalmente sustentáveis.

Av. Manuel Caldeira de Alvarenga, 1203

Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ, 23070-200