Governo do Estado

Você está em: Início > PROGRAD > ENADE

ENADE 2021
Informações gerais

Esse ano alguns cursos da UEZO participarão do ENADE. A participação dos alunos nesse processo do Ministério da Educação (MEC) de avaliação dos cursos é muito importante. Assim, apresentamos abaixo algumas informações em forma de perguntas e respostas para que vocês, alunos, possam tirar as suas dúvidas. A Pró-reitoria de Graduação e os diretores das Unidades Universitárias responsáveis pelos cursos cadastrados no Enade 2021 estarão sempre disponíveis para maiores esclarecimentos.


A prova acontecerá será realizada no 14 de novembro de 2021.


Confira aqui o cronograma completo!


Veja abaixo a relação dos alunos inscritos:
Listagem TADS e Ciência da computação( Atualizada em 27/10/2021 )
Listagem TADS e Ciência da computação
Listagem Ciências Biológicas.

Perguntas
frequentes

O que é o ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos previstos nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), habilidades e competências adquiridas em sua formação.

O exame é um dos procedimentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), realizado pelo Ministério da Educação, sendo também um dos elementos que compõe o CPC (ConceitoPreliminar de Curso), nota aferida pelo MEC, que varia de 1 a 5.

Como funciona o ENADE?

O ENADE é elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), também responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A avaliação ocorre anualmente e envolve a aplicação de provas e questionários com o objetivo de medir o rendimento dos alunos de acordo com os conteúdos programáticos do curso avaliado. As áreas de ensino selecionadas para participar da prova variam ano a ano, na forma de um rodízio, podendo a periodicidade máxima da avaliação ser trienal para cada área do conhecimento.

O Enade tem o objetivo de apresentar uma avaliação geral sobre os cursos ofertados pela Instiuição de Ensino Superior (IES) e não de fazer uma avaliação individual do desempenho de cada estudante. Assim, a nota do exame não é atribída a cada aluno, e sim aos cursos de cada IES participante.

O ENADE integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), composto também pela Avaliação de Cursos de Graduação e pela Avaliação Institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e IESs brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

O que é o Conceito ENADE?

O Conceito ENADE é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE).

Para consultar os resultados da avaliação, basta acessar o e-MEC, base de dados oficial do MEC sobre instituições de ensino superior, e pesquisar sobre a faculdade do seu interesse. As notas do exame variam entre 1 e 5, sendo que as notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias, e a partir de 3 o resultado é considerado satisfatório de acordo com as expectativas no MEC.

O ENADE é obrigatório?

O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar e é inpressindível para colaçãod e grau e expedição do diploma.

Constitui-se componente curricular obrigatório dos cursos de graduação.

Quais os instrumentos básicos do ENADE?

-Prova;
-Questionário do Estudante: destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no ENADE;
-Questionário de Percepção de Prova: destinado a levantar informações que permitam aferir a percepção dos estudantes em relação à prova, auxiliando, também, na compreensão dos resultados dos estudantes no ENADE;
-Questionário do Coordenador de Curso: destinado a levantar informações que permitam caracterizar o perfil do coordenador de curso e o contexto dos processos formativos, auxiliando, também, na compreensão dos resultados dos estudantes no ENADE.

Quais são os estudantes habilitados ao Enade 2021?

Em 2021 serão INSCRITOS todos ingressantes e todos concluintes, conforme a Portaria no 494, de 8 de julho de 2021. Mas apenas os concluintes responderão ao Questionário do Estudante e farão a prova.

Quando será realizado o ENADE 2021?

O Enade 2021 será realizado no dia 14/11/2021.

Quais cusros da UEZO serão avaliados no ENADE 2021?

No ENADE 2021 serão avaliados os estudantes dos cursos abaixo, no caso da Uezo:

• Ciência da Computação
• Ciências Biológicas - Modalidade Produção e Biotecnologia;
• Ciências Biológicas – Modalidade Gestão Ambiental;
• Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Quais são os estudantes habilitados ao ENADE 2021?

Estão habilitados ao ENADE 2021 todos os estudantes ingressantes e concluintes dos cursos vinculados às áreas avaliadas pelo Enade, conforme a Portaria no 494, de 8 de julho de 2021.

São considerados ingressantes os estudantes que tenham iniciado o respectivo curso em 2021, estejam devidamente matriculados e tenham de zero a 25% da carga horária mínima do currículo completa até o final das inscrições ao Enade. São considerados concluintes de cursos de bacharelado os estudantes que tenham finalizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso e não tenham colado grau até o fim do período de retificação inscrições ao Enade 2021, ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2021.

Os ingressantes ficam dispensados de participar do exame e responder ao Questinário do Estudante, mas precisam ser inscritos. Já os concluintes precisam responder ao Questionário do Estudante e fazer a prova participar para terem o direito a colar grau.

De quem é a responsabilidade pela inscrição do estudante?

A inscrição do estudante habilitado ao ENADE cabe exclusivamente à Instituição de Educação Superior (IES), conforme § 6o do art. 5o da Lei 10.861/2004 e especificados no art. 8o da Portaria no 494, de 8 de julho de 2021, e no Edital no 36, de 12 de julho de 2021, que estabelecem as regras do Exame no ano de 2021.