Suporte aos Discentes para Aulas Remotas na Pandemia

Caros (as) alunos (as),
Sim, é uma realidade, estamos distanciados desde 13/03/2020 em virtude da Pandemia da COVID-19, as aulas foram suspensas, mas entendemos que algo precisava ser feito para minimizar os impactos dessa Pandemia na vida acadêmica dos estudantes da UEZO.

Com isso, O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão deliberou em 13/08/2020 (Deliberação COEPE SEI nº15) o retorno das aulas de graduação, por meio remoto, como solução emergencial. Um calendário suplementar acadêmico da Graduação também foi deliberado naquele COEPE, prevendo retorno das aulas em 14/09/2020. Saiba mais em http://www.uezo.rj.gov.br/retomada-das-atividades-na-pandemia/.

Preocupada em dar suporte para a efetivação do ensino remoto, a UEZO tem se organizado para mitigar as dificuldades dos estudantes no acesso à rede de internet, aos equipamentos para assistir as aulas e a utilização de ferramentas de metodologias ativas, visando às aulas remotas. Estes são os suportes oferecidos até o momento:

• Mapeamento da acessibilidade remota dos estudantes da UEZO:

• Pesquisa preliminar sobre inclusão digital dos alunos da Graduação. Clique aqui!

• Nova pesquisa sobre inclusão digital dos alunos da Graduação. Obs: Se você ainda não respondeu essa pesquisa, corra! Sua informação é muito importante! Clique aqui!

• Auxílio emergencial para inclusão digital dos alunos cotistas:

Oferta de auxílio emergencial para a inclusão digital destinado a todos os estudantes da graduação da UEZO que são beneficiários, nesta data, da bolsa permanência paga aos ingressos pelo sistema de reserva de vagas (cotistas). Ato executivo da Reitora (Portaria Nº 28/2020 - SEI nº 7523936). Fique atento nesta área do site para próximas informações.

• Aquisição de Equipamentos e Chips:

Processo licitatório para Aquisição de Equipamentos e Chips para acesso à rede de internet, destinados, ao grupo de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. Fique atento nesta área do site para próximas informações.

• Mais internet na UEZO:

A UEZO aumentou a capacidade externa do link WAN de 10 para 100 Mbps FULL, possibilitando o aumento de número de acessos à internet a partir da UEZO.

• Uso dos Laboratórios de Informática:

Os discentes regularmente matriculados na UEZO poderão ter acesso utilizar os laboratórios de informática para assistir as aulas síncronas e assíncronas. Obs: Os estudantes deverão levar seu fone de ouvido para assistir as aulas.

• Agendamento para utilizar Laboratório de Informática:

Veja aqui como agendar o seu acesso aos laboratórios de informática da UEZO.

• Aulas pelo Google Sala de aula ou Google Classroom:

A UEZO está disponibilizando acesso às ferramentas da Plataforma G Suite para a realização do ensino remoto. Trata-se de um conjunto de ferramentas que incluem sala de aula virtual, videoconferência, formulários, planilhas, armazenamento de arquivos e colaboração, dentre outras. Conforme consta na área restrita, o(a) aluno(a) deverá cadastrar a senha de seu e-mail institucional acadêmico para acessar suas turmas através do Google Sala de Aula.

Leia com atenção também a Instrução Normativa (Clique aqui). O Artigo 17 possui instruções sobre como acessar o seu e-mail acadêmico. O seu e-mail acadêmico já foi criado pela Diretoria de Informática (DINFO), utilizando a sua matrícula na UEZO como login. Ele é assim: matrícula@uezo.edu.br. Mas você deve acessá-lo entrando na página https://accounts.google.com/ServiceLogin e fazer uma senha pessoal. Troque a senha! Havendo qualquer tipo de problema, reporte-o para secad@uezo.edu.br, que tem a tarefa exclusiva de coletar os problemas e encaminhá-los para a DINFO solucionar.

Este procedimento do e-mail acadêmico é fundamental para continuidade de sua vida como estudante na UEZO!

• Aulas pela ferramenta Microsoft Teams:

Outra ferramenta que poderá ser utilizada é o Microsoft Teams, disponível no pacote Office 365. Ele permite reuniões/aulas, compartilhamento de tela, compartilhamento de arquivos, armazenamento de arquivos, colaboração em arquivos, além de integrar todos os serviços do pacote Office em nuvem (acesso apenas pelo navegador, não sendo possível instalar os softwares em seu computador). A licença foi disponibilizada mais recentemente e por esta razão ainda há menos suporte para sua utilização na UEZO. As senhas e logins do office 365 estão em fase de criação. Acompanhe esta área do site para saber as novidades e informações de acesso.

• Treinamento CEPDIC para circular na UEZO:

Conforme Norma Técnica estabelecida pela CEPDIC, todas as pessoas que circularão pelas dependências da UEZO deverão participar do Treinamento CEPDIC. Fiquem atentos às datas de agendamentos na área da CEPDIC. Veja aqui o cronograma.

• Perguntas e Respostas sobre o retorno das aulas por via remota:

A Pró-reitora de Graduação preparou um Tira dúvidas sobre o retorno das aulas. Saiba mais!

• Live da Pró-reitora de Graduação “Tire suas dúvidas sobre o retorno das aulas, por via remota”:

No dia 02/09/2020 às 17h haverá uma Live no Instagram Oficial da UEZO com a Pró-reitora Profa. Vânia Lúcia. Participe e tire suas dúvidas com ela!

• Deliberação COEPE 030 2020 (Estabelece normas para o funcionamento emergencial da Biblioteca da UEZO durante o período de aulas remotas da Graduação e Pós-graduação). Clique aqui!

• Acompanhe as notícias nesta área!