ACOLHIMENTO TERAPÊUTICO A DEPENDENTES QUÍMICOS DO ÁLCOOL: RELAÇÕES FAMILIARES

  • Beatriz Figueredo Silva Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Leticia De Almeida Da Silva Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Maria de Fátima Rocha Pinto Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • José Tarcisio Cavaliere Júnior Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Valquiria Jorge Sepp Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Flávio Vaz Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Ilda Cecília Moreira da Silva Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Resumo

O alcoolismo ainda é um dos males da sociedade atual, se tonando um problema de Saúde Pública que atinge grande parte da população. Existem diversos caminhos que os alcoolistas podem seguir e alguns deles afetando familiares e amigos próximos. O objetivo deste estudo é apontar impactos do alcoolismo no ambiente familiar, identificando como o cuidado da enfermagem interfere na melhoria das relações interpessoais entre usuário de álcool e seus familiares. O estudo se baseou em uma integração interpretativa de achados qualitativos, de pesquisas primárias por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura. Identificou-se que a maioria dos estudos abordam os impactos do alcoolismo no âmbito familiar, e que este carrega muitas vezes divergências que vão desde dificuldades financeiras até atos de violência contra os seus entes queridos. Conclui-se que o alcoolismo afeta pessoas de todos os gêneros, muitas vezes gerando divergências nas relações familiares. Além disso, nota-se a importância dos profissionais enfermeiros ao lidar com a manutenção do contato entre paciente e familiares, mostrando a necessidade da educação em saúde durante todo o processo.


 


Palavras-chave: Alcoolismo, Cuidados, Enfermagem.  

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Bacharel em Enfermagem

##submission.authorWithAffiliation##

Bacharel em Enfermagem

##submission.authorWithAffiliation##

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade de Mogi das Cruzes (1978). Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e Meio Ambiente (2013). Atualmente é professora titular da disciplina de Saúde Coletiva II e Supervisora de Estágio em Saúde Coletiva e Gerência em Atenção Básica do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Atua como enfermeira assistencial de Unidade Saúde da Família de Três Poços da Secretaria Municipal de Volta Redonda - SMS / PMVR. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva e Gestão em Saúde.

 

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1993) , especialização em Psicologia pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (1997) e especialização em Formação de Docentes para o Ensino Superior pelo Centro Universitário de Volta Redonda (1998). Atualmente é Professor do Centro Universitário de Volta Redonda.

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Hermantina Beraldo (1978) e mestrado em Enfermagem pelo Centro Universitário de Volta Redonda (2004). Atualmente é professor do Centro Universitário de Volta Redonda. , atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem em saúde, aprendizagem, atenção primária e ensino, coordenação de Estágio Obrigatório em Enfermagem, gestão em saúde.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), membro da Academia de Ciências de Nova Iorque (The New York Academy of Sciences). Possui formação em Psicanálise Clínica, especialização em Terapia Cognitivo Comportamental, licenciatura em Ciências Biológicas (em conclusão), licenciatura em letras (Inglês/Português), pós graduação em Ensino de Língua Inglesa e formação em Língua Francesa. Atua na área de Simulação Realística e Tecnologias, Inglês Instrumental Aplicado à Saúde. Durante vivência nos Estados Unidos, fez cursos na área da Saúde Mental na American Red Cross (Cruz Vermelha Americana) e participou de conferências e simpósios em universidades e instituições conceituadas como a Harvard (Cambridge), Columbia (Nova Iorque) e Institut de Recherche Clinique de Montréal. 

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1966), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) Livre Docencia pela UNIRIO e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atuou como professor adjunto da EEAN /UFRJ, docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado, com orientações de dissertação e tese, além de oferta de disciplinas).Pesquisador da Fundação Oswaldo Aranha, e Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA, Centro Universitário de Volta Redonda. Professora responsável do Curso de Graduação em Enfermagem no UniFOA.. Associada a ABEn Associação Brasileira de Enfermagem, seção Volta Redonda. Membro do Conselho Fiscal da Associação de Estudos e Atividades Filosóficas da Sul Fluminense (SEAF) desde 2011. Conselheira Suplente do Conselho Regional de Enfermagem COREN/RJ em 2011 e 2012. Presidente da Comissão Eleitoral do COREn-RJ. Líder do Grupo de Pesquisa Exercício de Enfermagem no Contexto do Trabalho, Gerência e Educação vinculado ao DGP - Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coordenadora Coren/RJ 5894-ENF Gestão 2015/2017.

Publicado
2021-03-30
Como Citar
SILVA, Beatriz Figueredo et al. ACOLHIMENTO TERAPÊUTICO A DEPENDENTES QUÍMICOS DO ÁLCOOL: RELAÇÕES FAMILIARES. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 8, n. 2, p. 163 - 184, mar. 2021. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/314>. Acesso em: 06 nov. 2025. doi: https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v8i2.314.
Seção
Artigos