Em 2012, durante o I Simpósio de Biotecnologia e Biodiversidade, evento promovido pelo Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO),  nascia, do entusiasmo dos professores Ronaldo Figueiró e Vânia Pádua, a idéia de organizar um veículo ágil e de qualidade para a difusão científico-tecnológica, a Acta Scientiae et Technicae. Esta idéia logo seria abraçada também pelos professores Alessandra Micherla, Alex Sirqueira e Karla Figueiredo, compondo assim o quadro de editores científicos da revista.

Mesa Redonda de abertura do I Simpósio de Biotecnologia e Biodiversidade: (da esquerda para direita) Prof. Ronaldo Figueiró, Profa. Vânia de Pádua (Coordenadora dos cursos de Ciências Biológicas e Tecnologia em Biotecnologia), Prof. Maria Rita Guinâncio (Pró-reitora da Graduação), Prof. Alex Sirqueira (Então Pró-reitor de Pesquisa, hoje Reitor da UEZO), Prof. Roberto Nicolsky (Pró-reitor de Extensão), Profa. Sheila Magalhães (Chefe do gabinete da Reitoria).

Em 2013, seria lançada a primeira edição, um volume temático destacando o evento durante o qual a idéia da revista foi concebida. Nesta edição inaugural foram apresentados artigos escritos por diversos palestrantes do I Simpósio de Biotecnologia e Biodiversidade, dando assim início à história da AS&T.

Primeiros editores científicos da AS&T (da esquerda para direita): Prof. Alex Sirqueira, Profa. Alessandra Micherla, Profa. Vânia L. Muniz de Pádua, Prof. Ronaldo Figueiró. A profa. Karla Figueiredo não aparece na foto.

A revista Acta Scientiae et Technicae (ISSN: 2317-8957) é hoje uma publicação eletrônica científica periódica, de caráter semestral e multidisciplinar da UEZO, que recebe publicações nas áreas de Biotecnologia, Ciências Ambientais, Ciência dos Materiais, Ciências Farmacêuticas, Tecnologia da Informação, Ensino de Ciências e Tecnologia e artigos de Divulgação Científica e Tecnológica na seção Visões da Ciência.

A AS&T está indexada nas bases LATINDEX, Directory of Open Access Journals (DOAJ), GOOGLE SCHOLAR , Open Academic Journals Index (OAJI), Directory of Research Journals Indexing (DRJI) , BASE (Bielfield Academic Search Engine), SUMARIOS.ORG , Livre! e ROAD. A AS&T é avaliada na base Qualis para as seguintes áreas: Ciências Ambientais (B5), Ciências Agrárias (B5), Economia (B5), Materiais (B5), Medicina II (B5) e Ensino (B4).