O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço duplo; usa Times New Roman 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A Acta Scientiae et Technicae recebe basicamente três tipos de publicação: artigos científicos/Revisões da literatura, notas técnicas/científicas e artigos de divulgação científica para a seção Visões da Ciência. Não são cobradas taxas de qualquer tipo. Os textos são publicados sob uma licença Creative Commons.

Todos os manuscritos submetidos para a seção de artigos científicos devem conter pesquisa original não publicada anteriormente ou em apreciação para publicação em outra revista. Notas prévias ou Notas técnicas  devem ser escritas de forma contínua, sem subseções no texto. Todos os manuscritos, incluindo notas prévias ou técnicas, devem incluir resumo em português e abstract em inglês, acompanhados de até cinco palavras-chave.

Os artigos de divulgação cientifica devem tratar de temas científicos relevantes para um público mais amplo, que inclui educadores, profissionais da área da divulgação científica e jornalistas de ciência. Os artigos não devem focar somente no trabalho dos autores, sendo então necessário fazer um contexto com a literatura da área e também da importância do tema para a ciência e para a sociedade. Os manuscritos desta seção devem incluir pelo menos uma figura (gráfico, infográfico ou fotografia) e referências bibliográficas. Citações a outros trabalhos dentro do texto devem ser feitas da forma direta, sem parênteses, indicando o primeiro autor e ano do trabalho. Recomenda-se a citação e/ou indicação de materiais complementares como sites, vídeos e outros textos.

Tamanho do manuscrito. Enquanto artigos poderão ser de qualquer tamanho necessário à sua apresentação concisa e discussão dos dados, manuscritos sucintos e cuidadosamente preparados são favorecidos em termos de facilidade de leitura e impacto.Todas as partes do manuscrito devem estar em Times New Roman 12 e espaçamento duplo. Após o aceite, mudanças não poderão mais ser realizadas no manuscrito, de forma que nas provas somente serão demandadas correções tipográficas. Artigos submetidos à seção "Visões da Ciência", por serem destinados à divulgação científica, devem ter no máximo 1500 palavras.

Tabelas e ilustrações. Somente arquivos de alta qualidade serão aceitos. Todas ilustrações devem ser consideradas figuras, incluindo desenhos, gráficos, mapas, fotograficas e tabelas com mais de 12 colunas ou mais de 24 linhas.As figuras devem ser inseridas no texto, mas também enviadas como arquivos em separado, na forma de arquivos suplementares.

Figuras digitalizadas. Figuras devem ser enviadas de acordo com as seguintes especifi cações:

1. Desenhos e ilustrações devem ser no formato .PS/.EPS or .CDR

2. Imagens ou figuras devem ser em formato .TIF

3. Cada figura deve ser salva em um arquivo
separado

4. As figuras devem, a princípio, ser submetidas no tamanho que elas devem aparecer no jornal Ex: 8 cm (uma coluna) ou 16.2 cm (duas colunas) de largura, com a altura máxima
para cada figura e respectiva legenda menos ou igual a 22 cm. As legendas das figuras devem ser enviadas em espaçamento duplo numa página em separado.

5. Manuscritos de matemática,física ou química devem ser confeccionados com o uso de TEX, AMS-TEX ou LaTEX;

6. Manuscritos sem formulas matemáticas podem ser enviados em .RTF ou em WORD.

Informações. As seguintes informações devem ser submetidas somente através do formulário eletrônico do sistema, e não devem estar presentes no arquivo de texto enviado:

1. Título do artigo (O título deve ser curto, específico e informativo);

2. Nomes completos dos autores;

3.  Endereços profissionais de cada autor;

4. Palavras-chave (quarto a seis em ordem alfabética);

5. Título resumido (composto de até 50 caracteres);

6. Área de conhecimento à qual o artigo
pertence;

Abreviações. Estas devem ser definidas na sua primeira ocorrência no texto, exceto no caso de abreviações oficiais. Unidades de medida e outros símbolos devem estar de acordo com as normas da ABNT ou de acordo com o Bureau
International des Poids et Mesures (SI).

Referências. Os autores são responsáveis pela acurácia de suas referências. Artigos publicados e aqueles que estão no prelo podem ser incluídos. Comunicações pessoais (Silva, comunicação pessoal) devem ser autorizadas pelos envolvidos. Referências a teses, resumos de congressos (não publicados em jornais indexados) e manuscritos em preparação ou submetidos, mas ainda não aceitos, devem ser citados no texto como (Silva et al. Dados não publicados) e não devem ser incluídos na lista de referências. As referências devem ser citadas no texto como, por exemplo, (Silva, 2005), (Silva & Pereira 2006) ou, no caso de três ou mais autores, (Silva et al. 2007). Em caso de dois ou mais artigos com o mesmo autor(es) no mesmo ano, estes devem ser distinguidos por letras e.g. (Silva 2004a), (Silva 2004b) etc. As letras devem também distinguir os artigos com três ou mais autores, mas com o mesmo primeiro autor e ano de publicação.
As referências devem ser listadas de acordo com a ordem alfabética do primeiro autor, sempre na ordem sobrenome XY, no qual X e Y são as iniciais. No caso de dez ou mais autores, deve ser utilizado et al. após o primeiro auto. As referências devem conter o título do artigo. Nomes de jornais devem ser abreviados. Para as abreviações corretas, os autores devem fazer referência as listas das principais bases de dados nas quais o jornal está indexado ou consultar a World List of Scientific Periodicals.

ALBE-FESSARD D, CONDES-LARA M, SANDERSON P AND LEVANTE A. 1984a. Tentative explanation of the special role played by the areas of paleospinothalamic projection in
patients with deafferentation pain syndromes. Adv Pain Res Ther 6: 167-182.


ALBE-FESSARD D, SANDERSON P, CONDES-LARA M, DELANDSHEER E, GIUFFRIDA R AND CESARO P. 1984b. Utilisation de la depression envahissante de Leão pour
l’étude de relations entre structures centrales. An Acad Bras Cienc 56: 371-383.

KNOWLES RG AND MONCADA S. 1994. Nitric oxide synthases in mammals. Biochem J 298: 249-258.

PINTO ID AND SANGUINETTI YT. 1984. Mesozoic Ostracode Genus Theriosynoecum Branson, 1936 and validity of related Genera.
An Acad Bras Cienc 56: 207-215.

Livros e capítulos de livro

DAVIES M. 1947. An outline of the development of Science. Thinker´s Library, n. 120. London: Watts, 214 p.

PREHN RT. 1964. Role of immunity in biology of cancer. In: NATIONAL CANCER CONFERENCE, 5, Philadelphia. Proceedings ... , Philadelphia: J. B. Lippincott, p. 97-104.

UYTENBOGAARDT W AND BURKE EAJ. 1971. Tables for microscopic identifi cation of minerals, 2nd ed., Amsterdam: Elsevier, 430 p.

WOODY RW. 1974. Studies of theoretical circular dichroism of polipeptides: contributions of B-turns. In: BLOUTS ER ET AL. (Eds), Peptides, polypeptides and proteins, New York: J
Wiley & Sons, New York, USA, p. 338-350.

NTERNATIONAL KIMBERLITE CONFERENCE, 5, 1991. Araxa, Brazil. Proceedings ... Rio de Janeiro: CPRM, 1994, 495 p.

SIATYCKI J. 1985. Dynamics of Classical Fields. University of Calgary, Department of Mathematics and Statistics, 1985, 55 p. Preprint no. 600.