Simulação de um detector flat panel utilizando o código de Monte Carlo MCNPX

  • Edmilson Monteiro Souza Centro Universitário Estadual da Zona Oeste - UEZO
  • Ana Paula Gonçalves Santos Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro Centro Universitário Estadual da Zona Oeste - UEZO
  • Ademir Xavier Silva Escola Politécnica UFRJ Programa de Engenharia Nuclear - COPPE/UFRJ
  • Ricardo Tadeu Lopes Programa de Engenharia Nuclear - COPPE/UFRJ
  • Samanda Cristine Arruda Correa Comissão Nacional de Energia Nuclear - CNEN
  • Davi Ferreira Oliveira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo deste trabalho é modelar, através do código MCNPX e de dados experimentais, a resposta de um detector Flat Panel por conversão indireta. Para tal, aspectos como a curva de sensibilidade do Cintilador, o Ruido, bem como a calibração do valor dos pixels simulados por dados experimentais serão abordados. A comparação entre resultados experimentais e os simulados mostraram diferenças inferiores a 10%, mostrando que o sistema de detecção simulado consegue reproduzir valores de pixels próximos aos obtidos com sistema de detecção digital do tipo Flat Panel de 16 bits.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Bacharel Lincenciado em Física (UFF), Mestre em Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN), Doutor em Ciencias em Engenharia Nuclear (PEN/COPPE/UFRJ) e possui 02 pós-doutorado (financimentos FAPERJ e CAPES). ´
E professor Adjunto da UEZOe  Pró-Reitor de Extensão. É especialista em aplicações médicas e industriais das radiações ionizantes, domina o código de Monte Carlo MCNPX e faz parte do Comitê Setoria da ABENDI para a criação de normas regulatorios para ensaios não destrutivos.
##submission.authorWithAffiliation##
Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Gama Filho (2006), pós graduação em Gerenciamento de Projetos pela FUNCEFET (2010), mestrado em  Ciência e Tecnologia de Materiais pelo Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO). Tem experiência Engenharia de Produção, Qualidade, Planejamento e Controle Industrial na área naval, Gerenciamento de Projetos e Orçamento.
##submission.authorWithAffiliation##
Possui graduação em Bacharel em Física pela Universidade Federal Fluminense (1991), Mestrado em Física Nuclear pela Universidade Federal Fluminense (1994) e Doutorado em Engenharia Nuclear, com ênfase em Física Nuclear Aplicada, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor Associado do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) e da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando em Física Nuclear Aplicada, Radioproteção Ambiental e Modelagem Computacional aplicada à simulação da interação da radiação com a matéria. É supervisor/orientador de Pós-Docs, estudantes de doutorado, mestrado e iniciação cientifica e consultor adhoc do CNPq e várias outras agências de fomento.
##submission.authorWithAffiliation##
Possui graduação em FÍSICA pela Universidade Federal do Paraná (1976), mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Engenharia Nuclear, com ênfase em Aplicações de Radioisótopos, atuando principalmente nos seguintes temas: tomografia computadorizada, fluorescência de raios X, difração de raios X e radiografia digital.
##submission.authorWithAffiliation##
Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Licenciatura em Física pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ. Trabalha com Modelagem Computacional aplicada à simulação da interação da radiação com a matéria. Principais linhas de pesquisa: Simulação de imagens radiográficas médicas e industriais, estudos dosimétricos em aplicações médicas e industriais utilizando o Método de Monte Carlo, otimização do licenciamento de instalações radiativas industriais em especial instalações que utilizam Escâner Corporal (Body Scanner) e Escâner de Carga e Contêiner. Atualmente é Física e Chefe Substituta da Divisão de Aplicações Industriais da Comissão Nacional de Energia Nuclear e Professora Colaboradora do Departamento de Engenharia Nuclear do Instituto Militar de Engenharia (IME/RJ).
##submission.authorWithAffiliation##
possui graduação em Física pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (2005), mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e doutorado em Engenharia Nuclear pela Univerisdade Federal do Rio de Janeiro (2010). Qualificado como Supervisor de Radioproteção nas áreas de Radiografia Industrial (2008) e Aplicações de Pesquisa (2012) pela CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear.
Publicado
2018-04-09
Como Citar
SOUZA, Edmilson Monteiro et al. Simulação de um detector flat panel utilizando o código de Monte Carlo MCNPX. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 5, n. 1, abr. 2018. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/154>. Acesso em: 06 nov. 2025. doi: https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v5i1.154.
Seção
Artigos