Programa Mestrado Profissional

Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Materiais

Eventos

Inovação foi tema da aula inaugural do Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais

13/09/2016 18h25m

Os alunos ingressantes no Programa de Pós-graduação de Ciência e Tecnologia de Materiais da UEZO foram recebidos, na última segunda-feira, por uma aula especial, ministrada pela Profª Drª Renata Angeli, versando sobre a temática da inovação no Brasil, com foco na relação entre a academia e a indústria.

A professora traçou um panorama geral, apresentando dados estatísticos e trazendo à discussão a questão das patentes. Ela salientou que o Brasil, em relação aos demais países, apresenta um número relativamente alto de publicações, o que revela efetiva produção de conhecimento. Entretanto, as descobertas científicas não se convertem em inovação, o que se revela através do baixo índice de patentes depositadas.

Segundo ela, essa realidade aponta para a necessidade de uma revisão da política brasileira de patentes, com o intuito de "desburocratizar" e de dar celeridade aos processos de registro, o que garantiria ao Brasil um lugar entre as nações que efetivamente inovam no mundo.

A fala da professora, que é responsável pela implantação do NIT - UEZO, foi sucedida pela da coordenadora do Mestrado, a Profª Drª Ana Isabel Santana. Em seguida, o Prof. Dr. Valdir Agustinho de Melo apresentou informações complementares, necessárias ao sucesso dos alunos no acompanhamento do Programa.

Profª Drª Renata Angeli

Profª Drª Ana Isabel Santana.

Aula inaugural do Programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais. 05/09/2016 18h25m

Tema da aula: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INDÚSTRIA: A TRAJETÓRIA DA INOVAÇÃO NO BRASIL

Palestrante: Dra. Renata Angeli

Data: 12/09/2016, às 18h30

Local: Sala 2 - Anexo do Prédio II

Nos dias 07 e 08 de outubro de 2015, foi realizado o segundo Workshop em Ciência e Tecnologia de Materiais, do Mestrado profissional da UEZO.

O Evento contou com palestras das empresas Michelin, Itaguaí Construções Navais (ICN), Fábrica Carioca de Catalisadores (FCC) e ANACOM Equipamentos.

Além das palestras o evento teve a apresentação de painéis dos alunos do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Materiais.

Esperamos repetir o sucesso do Evento nos próximos anos, com a certeza de melhorias para que o mesmo seja uma referencia na Pós Graduação da UEZO.