UM SOFTWARE EDUCACIONAL PARA APOIO AO ENSINO DE FRAÇÕES UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA

  • Tainá Rezende Silva Universidade Severino Sombra
  • Bruno Morais Lemos Universidade Severino Sombra Centro universitário Geraldo di Biase
  • Carlos Vitor de Alencar Carvalho Centro Universitário Estadual da Zona Oeste Universidade Severino Sombra Centro Universitário Geraldo di Biase

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento do software chamado SISFRAC. O software SISFRAC aborda como temática o ensino de frações utilizando as técnicas de Realidade Aumentada. O software foi desenvolvido em linguagem C, utilizando o sistema gráfico OPENGL e da biblioteca ARToolkit. Nesta primeira versão a abordagem principal é sobre o ensino de frações conhecidas como próprias. O sistema possibilita aos discentes dos anos iniciais da Educação Básica a identificação das frações de forma lúdica, despertando a capacidade de análise e percepção, com isso proporcionando uma aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

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Mestre em Educação Matemática pela Universidade Severino ombra (2011)

Professor Universitário da Universidade Severino Sombra

Professor Universitário do Centro Universitário Geraldo di Biase

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Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1995), mestrado em Engenharia Civil (1998) e doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2011). É Professor adjunto do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), vinculado aos curso de Tecnologia em Construção Naval. Também é professor titular da Universidade Severino Sombra (USS), vinculado aos cursos de Sistemas de Informação, Engenharias, Matemática (licenciatura), no Mestrado Profissional em Educação Matemática e no Mestrado Profissional em Ciências Ambientais. Também é Professor do Centro Universitário Geraldo di Biase (UGB) vinculado aos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Mecânica.. Tem experiência na área de Engenharia e Ciência da Computação, com forte atuação em projetos e desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação numérica, computação gráfica, computação gráfica aplicada, sistemas multimídia e software educacional. É consultor "ad hoc" do CNPq, CAPES e FACEPE. Desde 2010 é Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2. Trabalhou como pesquisador e analista de sistemas no Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica Tecgraf/PUC-Rio de janeiro de 1997 a fevereiro de 2009 onde a principal área de atuação foi na Pesquisa e Desenvolvimento de Software para simuladores de processos de sedimentação de bacias geológicas, envolvendo técnicas de Computação Numérica, Computação Gráfica e Engenharia de Software. Foi Representante Institucional na Sociedade Brasileira de Computação da USS no período de 2007-2011. Em 2008 foi coordenador do curso de Sistemas de Informação da USS. De agosto de 2009 até julho de 2012 foi coordenador do curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática da USS. Em 2009 foi coordenador de pesquisa da USS. De agosto de 2010 até julho de 2012 foi Coordenador Institucional do PIBIC E PIBITI/ CNPq da USS. Atualmente é membro do Conselho Superior - CONSU - da UEZO, membro do Comitê Interno do PIBIC E PIBITI/ CNPq da USS, do colegiado de Pesquisa da USS, do Colegiado do Mestrado Profissional em Educação Matemática e do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais e do NDE dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Ambiental e do curso de Sistemas de Informação.

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Publicado
2015-01-06
Como Citar
SILVA, Tainá Rezende; LEMOS, Bruno Morais; CARVALHO, Carlos Vitor de Alencar. UM SOFTWARE EDUCACIONAL PARA APOIO AO ENSINO DE FRAÇÕES UTILIZANDO REALIDADE AUMENTADA. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 2, n. 2, jan. 2015. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/44>. Acesso em: 06 nov. 2025. doi: https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v2i2.44.
Seção
Artigos