Sistemas fotovoltaicos conectados à rede para Moçambique

  • Marcos Herbert Smith dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Trajano de Souza Viana CEFET-RJ
  • Mauro Carlos Souza Centro Universitário Estadual da Zona Oeste - UEZO
  • Mila Rosendal Avelino Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Weber Figueiredo da Silva CEFET-RJ

Resumo

A energia solar fotovoltaica é uma fonte limpa e importante opção como fonte alternativa de energia elétrica. Um estudo das condições energéticas de Moçambique, na África, através do ministério de energia, daquele governo, fornece dados importantes para conhecimento das condições de suas regiões desprovidas de energia elétrica. Os dados solarimétricos são usados para se definir um sistema fotovoltaico. Estes podem ser obtidos do órgão meteorológico da região, que fornece dados para as cidades das estações meteorológicas espalhadas pelo país e de laboratórios de pesquisa internacionais de campo que fornecem dados solarimétricos, usando satélites de varredura, que são capazes de cobrir todo globo terrestre e disponibilizarem aplicativos que permitem, através das coordenadas do local, identificar exatamente a irradiação solar em qualquer ponto. Neste estudo, dados laboratoriais, validados através de comparações com os dados de órgãos oficiais da região, permitiram se montar um banco de dados solarimétricos e se calcular o potencial fotovoltaico de geração de energia de cada local. Foram também observadas regiões, desprovidas de redes elétricas, muito propícias ao aproveitamento da energia solar para geração direta de eletricidade, para ser conectada à rede de distribuição. 

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Eng. Quimico pela UFRJ;  MSc. Eng Nuclear, pela COPPE/UFRJ, DSc. Eng de Materiais e Metalúrgica pela COPPE/UFRJ. Espec. em Fontes Alternativas de Energia; Irradiação de Alimentos. Atualmente é professor do Departamento de Processos Metalúrgicos da UEZO: Atua no Mestrado da Uezo como prof. de Tecnologia de Soldagem e orienta 3 alunos de mestrado. Atua como colaborador no Depto. de Eng. Mecania da UERJ, e no mestrado e Doutorado na área de Fontes Alternativas de Energia e Motores de Combustão Interna; Colaborador da Escola de Quimica da UFRJ, no Depto de Eng. de Alimentos, onde orienta MSc e DSc e no Laboratório de Instrumentação Nuclear da COPPE/UFRJ, onde leciona irradiação de Alimentos e Co-orienta alunos de MSc e DSc.; Colaborador na Fac. de Farmácia e de Medicina, onde orienta alunos de MSc. em Irradiação de Alimentos.

Publicado
2013-12-20
Como Citar
SMITH DOS SANTOS, Marcos Herbert et al. Sistemas fotovoltaicos conectados à rede para Moçambique. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 1, n. 2, dez. 2013. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/36>. Acesso em: 22 maio 2019. doi: https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v1i2.36.
Seção
Artigos