DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE ATIVIDADE DO POTÁSSIO-40 EM AMOSTRAS DE ROCHAS DO NÚCLEO PIRAQUARA – PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA

  • EDMILSON MONTEIRO SOUZA FUNDAÇÃO CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTADUAL DA ZONA OESTE - UEZO
  • JORGE DO OURO NETO Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste – UEZO
  • ALESSANDRO MARIANO DOMINGUES Programa de Engenharia Nuclear da COPPE/UFRJ
  • Mônica Cristina Celestino dos Santos UEZO
  • JARDEL LEMOS THALHOFER Programa de Engenharia Nuclear da COPPE/UFRJ
  • SAMANDA CRISTINE ARRUDA CORREA Comissão Nacional de Energia Nuclear – CNEN
  • ADEMIR XAVIER DA SILVA Escola Politécnica - DNC/POLI/UFRJ

Resumo

Com a prática do Ecoturismo e Turismo de Aventura, tem-se aumentado a presença da população em regiões até então pouco exploradas pelo homem, regiões estas formadas em sua maioria por reservas florestais e maciços rochosos, onde os níveis de radioatividade natural são pouco conhecidos. Dos radionuclídeos encontrados na natureza, o Potássio-40 (40K) é o mais importante, do ponto de vista biológico, por estar presente essencialmente em todas as amostras ambientais. Consequentemente é de fundamental importância o estudo da concentração de atividade do 40K nestas regiões, visando proteger os visitantes dos efeitos causados pelas radiações ionizantes. Nesse trabalho foi utilizada a técnica da espectrometria gama de alta resolução com detector HPGe e o pacote de software GENIE 2000 para a determinação da concentração de atividade do Potássio 40 (40K) em amostras de rochas obtidas de áreas de grande circulação de pessoas do Núcleo Piraquara – Parque Estadual da Pedra Branca/RJ. As concentrações de atividade encontradas variaram de 1101,9 Bq.kg-1 até 2536,4 Bq.kg-1, estando em conformidade com dados da literatura nacionais e internacionais.


Palavras-chave: Radioatividade natural, concentração de atividade, Potássio-40 (40K), Ecoturismo, PEPB.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Física pela Universidade Federal Fluminense (2000), graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Cândido Mendes (2006), mestrado em Radioproteção e Dosimetria pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (2003) e doutorado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é Professor Adjunto 1 - doutor do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), Pesquisador de pós-doutorado - Programa de Engeharia Nuclear (PEN) e membro do Comitê Técnico Setorial Naval e Off-Shore da ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Desintegração Nuclear e Radioatividade, atuando principalmente nos seguintes temas: Radioproteção e Dosimetria, Aplicações Médicas das Radiações (radioterapia e radiodiagnóstico), Aplicações Industriais das Radiações Ionizantes (Perfilagem nuclear de poços de petróleo, medidores nucleares e Ensaios Não Detrutivos (radiografia) e Simulações com o código de Monte Carlo MCNPX. Exerce também a função de Vice Coordenador do Curso de Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologia de Materiais da UEZO e de Coordenador de Estágio.         

Publicado
2019-12-01
Como Citar
SOUZA, EDMILSON MONTEIRO et al. DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE ATIVIDADE DO POTÁSSIO-40 EM AMOSTRAS DE ROCHAS DO NÚCLEO PIRAQUARA – PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 7, n. 1, dez. 2019. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/268>. Acesso em: 13 maio 2025. doi: https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v7i1.268.
Seção
Artigos