AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CURRICULAR NA GRADUAÇÃO

  • Amanda Cristine Corrêa Lopes Bitencourt UFRJ

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar e compreender as interseções entre os resultados de internacionalização, as tecnologias da informação e comunicação (TICs) e o currículo planejado. Para explorar e entender essas interseções presentes no ambiente de ensino e aprendizagem de um currículo internacionalizado no ensino superior, essa pesquisa de caráter bibliográfico, ampara-se nos estudos de Betty Leask, Jos Bellen e Elspeth Jones. Como resultado, observa-se que as TICs oferecem muitas oportunidades para internacionalizar o currículo e as experiências de aprendizagem de estudantes, mas elas também oferecem desafios, pois o ensino alcança uma maior diversidade de alunos em um ambiente mais complexo e diverso de aprendizagem.


Palavras-chave: Currículo. Internacionalização. Tecnologias da Informação e Comunicação. Tecnologia e educação.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Possui licenciatura em Letras, é Especialista em Reflexão e Análise da Língua Portuguesa, Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Já atuou como tutora presencial do curso de Pedagogia do Ensino Superior na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora da rede estadual do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em currículo, atuando, principalmente, nos seguintes temas: prática curricular, escola bilíngue, interculturalidade, internacionalização e formação de professores.

Publicado
2019-11-20
Como Citar
BITENCOURT, Amanda Cristine Corrêa Lopes. AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE INTERNACIONALIZAÇÃO CURRICULAR NA GRADUAÇÃO. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 7, n. 1, nov. 2019. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/253>. Acesso em: 06 nov. 2025. doi: https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v7i1.253.
Seção
Artigos