Observações sobre a influência da velocidade da correnteza sobre o tamanho corporal das larvas de Diptera: Simuliidae nos ambientes lóticos dos campos de altitude no Parque Nacional do Itatiaia, Brasil

  • Larissa Santos Vieira Centro Universit´ário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Ivyn Karla Lima-de-Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Tatiana Nascimento Docile
  • Milena de Sousa Nascimento Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Ronaldo Figueiró Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO) http://orcid.org/0000-0003-0762-1312

Resumo

Simulídeos são dípteros nematóceros pertencentes à classe Insecta, ordem Diptera e família Simuliidae, também conhecidos como piuns ou mais comumente chamados de borrachudos. São insetos holometábolos, completam seu ciclo biológico tanto em meio terrestre quanto em aquático e suas larvas estão entre os componentes mais numerosos dos ecossistemas lóticos, pois têm grande potencial colonizador. Os borrachudos são encontrados em água corrente de diferentes volumes, velocidades, temperatura, pH e altitude, a partir do nível do mar. Esses insetos trazem problemas à saúde, sendo vetores de doenças, e também afetam as áreas de turismo e agropecuárias, porém esses insetos são indicadores da qualidade da água. O estudo da bionomia dos simulídeos, que possuem importância veterinária, epidemiológica e turística, pois podem proporcionar informações vitais para programas de controle. Alguns fatores ambientais afetam sua distribuição como condições climáticas, a velocidade da água, a turbulência nos criadouros, a temperatura, teor de oxigênio dissolvido e a quantidade de compostos orgânicos. O presente trabalho teve como objetivo estudar a relação do tamanho corporal das larvas de Diptera: Simuliidae e a velocidade da correnteza, determinando se este fator do meso-habitat tem influência sobre a morfologia larvar. As coletas foram feitas em dois diferentes sítios de coleta, Brejo da Lapa e Alsene. O material coletado foi armazenado em tubos falcons contendo álcool etílico 95. Foi empregada uma regressão linear que demonstrou uma correlação positiva significativa forte, sugerindo que a velocidade da correnteza tem influência direta sobre o tamanho das larvas. A regressão linear apresentou uma correlação positiva significativa forte (F=7,299; R2=0,1191; P=0.0092), sugerindo que a velocidade da correnteza tem influência direta sobre o tamanho das larvas.

Publicado
2017-12-02
Como Citar
VIEIRA, Larissa Santos et al. Observações sobre a influência da velocidade da correnteza sobre o tamanho corporal das larvas de Diptera: Simuliidae nos ambientes lóticos dos campos de altitude no Parque Nacional do Itatiaia, Brasil. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 5, n. 2, dez. 2017. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/207>. Acesso em: 25 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v5i2.207.
Seção
Notas Prévias ou Técnicas