Humanização da Docência em Enfermagem

Uma prática necessária

  • Sophia Somaio Ceccato Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Ilda Cecília Moreira da Silva UNIFOA
  • Lucrécia Helena Loureiro Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Resumo

A humanização é uma prática cada vez mais imprescindível em diferentes situações da vida do ser humano, podendo ser adaptada e ajustada conforme as necessidades. Desta forma, traçamos como objetivo analisar as estratégias utilizadas para ensino de humanização no curso de enfermagem. A metodologia utilizada foi uma revisão integrativa de literatura, publicada entre os anos de 1986 a 2016. A coleta de dados foi realizada através de consultas nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Foram utilizados os seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): enfermagem, educação, humanização. Assim, a amostra da revisão foi composta de 12 estudos. O estado da arte majoritariamente qualitativo, com domínio de referências pautadas na humanização e no ensino. Concluiu-se com o estudo que há pouca discussão acerca da especificidade do ensino focado na humanização, indicando lacunas no conhecimento neste campo.A humanização está inclusa nas várias propostas educacionais, embora não com esta denominação, todavia, elas refletem o sentido do cuidar humano. Para que se concretizem estas propostas, as sugestões são de renovação, revisão de valores, mudança de posturas e capacitação docente.

Publicado
2018-04-10
Como Citar
CECCATO, Sophia Somaio; SILVA, Ilda Cecília Moreira da; LOUREIRO, Lucrécia Helena. Humanização da Docência em Enfermagem. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 5, n. 2, abr. 2018. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/185>. Acesso em: 25 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v5i2.185.
Seção
Artigos