Práticas de Educação Ambiental em uma escola pública da região Sul Fluminense - RJ.

  • Janaína Rodrigues Freitas Machado Eduardo Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA)/ Centro Universitário de Volta Redonda (UNIFOA)
  • Maria Conceição Vinciprova Fonseca UniFOA
  • Marcelo Paraíso Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Resumo

O presente artigo foi emerge da pesquisa realizada com os docentes de uma escola pública da rede estadual localizada no município de Volta Redonda/RJ. Neste estudo foram investigadas as práticas relacionadas à Educação Ambiental do referido colégio no intuito de identificar as disciplinas e docentes que realizam tais ações, quais as principais práticas de EA aplicadas e se as atividades desenvolvidas se aproximam da Educação Ambiental Crítica. A pesquisa foi desenvolvida a partir do levantamento bibliográfico sobre Educação Ambiental e Educação Ambiental Crítica, bem como da discussão dos dados produzidos junto aos docentes da referida escola. O questionário semiestruturado foi composto por nove questões e respondido por 21 docentes de diferentes disciplinas que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino médio. 

Referências

APPLE, M. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Divisão Regional do Brasil em mesorregiões e microrregiões geográficas. Rio de Janeiro: Ministério da Economia, Fazenda e Planejamento, 1990. Disponível em: . Acesso em 10 ago. 2012.
_____. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos - Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/secretaria de Educação Fundamental, 1998. 174 p. Disponível em: . Acesso em 24 jun. 2012.
_____. Casa Civil. Política Nacional de Educação Ambiental, Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Disponível em: . Acesso em 29 jun. 2012.
_____. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Indicadores de bairros – Região Sudeste (Rio de Janeiro): informações sobre bairros segundo municípios. Volta Redonda, código n. 3306305. Bairro Siderópolis, código n. 3306305040. Censo Demográfico, 2010. Disponível em:. Acesso em 05 nov. 2012.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.
BRÜGGER, P. Educação ou adestramento ambiental? Florianópolis, 2ª Ed., Letras Contemporâneas, 1999.
CADEI, M. S., COSTA, T. Educação em Saúde. V. 1. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2010.
CUNHA, M. M. S. A temática ambiental na educação científica segundo as políticas curriculares oficiais brasileiras. Linhas Críticas, Brasília, Jul./Dez 2007, vol.13, n. 25, p.219-234.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental: no consenso um embate? Campinas: Papirus, 5ª ed., 2007.
_____. Armadilha paradigmática na educação ambiental. In: LOUREIRO, C.F.B.; LAYRARGUES, P.P.; CASTRO, R.S. (orgs.). Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006, p. 15-29.
LAYRARGUES, P. P. Muito além da natureza: educação ambiental e reprodução social. In: LOUREIRO, C., LAYRARGUES, P. P., CASTRO, R. S. C. (orgs.). Pensamento Complexo, dialética e educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2006. p. 72-103.
LAYRARGUES, P. P. O cinismo da reciclagem: o significado ideológico da reciclagem de lata de alumínio e suas implicações para a educação ambiental. In LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES, P. P.; CASTRO, R. S. Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2002.
SANTOS, B. S. A crítica da razão indolente – Contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2011.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
SOUZA, R. F. Escola e currículo. Curitiba: IESD, 2008.
Publicado
2016-11-20
Como Citar
EDUARDO, Janaína Rodrigues Freitas Machado; FONSECA, Maria Conceição Vinciprova; ALVES, Marcelo Paraíso. Práticas de Educação Ambiental em uma escola pública da região Sul Fluminense - RJ.. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 4, n. 1, nov. 2016. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/131>. Acesso em: 28 mar. 2024. doi: https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v4i1.131.
Seção
Artigos