O Ensino Experimental de Ciências: Abordando O Tema Hereditariedade Com Alunos Do Oitavo Ano

  • Juliana Von held Ramos Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro, Itaperuna, RJ, Brasil.
  • Carlos Antônio Araújo de Freitas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense, Bom Jesus do Itabapoana, RJ, Brasil.
  • Wendel Mattos Pompilho Universidade Federal Fluminense, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra, Santo Antônio de Pádua, RJ, Brasil.

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais destacam a importância de um processo de ensino-aprendizagem de Ciências contextual e interdisciplinar, ressaltando que a observação, a experimentação e a discussão são elementos importantes para um aprendizado realmente significativo. Neste sentido, o uso de aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem de Ciências proporciona aos alunos uma participação mais ativa na formação do conhecimento, pois desta maneira é possível vivenciar o método científico, compreendendo o funcionamento da ciência. O presente trabalho teve por objetivo abordar o tema hereditariedade nas aulas de Ciências com alunos de ensino fundamental do Colégio Estadual 10 de Maio no município de Itaperuna – RJ, bem como estabelecer uma breve comparação entre aulas teóricas e aulas teóricas associadas à prática. No desenvolvimento do trabalho foram selecionadas duas turmas de 8º ano, em uma turma foi ministrada uma puramente teórica e na outra turma uma teórica associada a uma prática. Uma semana após a aula os alunos foram avaliados. Após, a análise e interpretação das avaliações dos alunos constatou-se que o tema hereditariedade foi assimilado melhor pelos alunos que participaram da aula teórica associada à prática. Neste sentido, acreditamos que uso de aulas práticas no ensino de Ciências é um espaço fundamental para formação do conhecimento.
Publicado
2016-06-01
Como Citar
RAMOS, Juliana Von held; DE FREITAS, Carlos Antônio Araújo; POMPILHO, Wendel Mattos. O Ensino Experimental de Ciências: Abordando O Tema Hereditariedade Com Alunos Do Oitavo Ano. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 4, n. 1, jun. 2016. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/130>. Acesso em: 29 mar. 2024. doi: https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v4i1.130.
Seção
Artigos