UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DA MECÂNICA VETORIAL EM CURSOS DE ENGENHARIA

  • Bruno de Oliveira Godinho Centro Universitário Estadual da Zona Oeste
  • Bruno Nunes Myrrha Ribeiro Centro Universitário Estadual da Zona Oeste
  • Carlos Vitor de Alencar Carvalho Centro Universitário Estadual da Zona Oeste Universidade Severino Sombra Centro Universitário Geraldo di Biase

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre as possibilidades da utilização do software GeoGebra para o ensino de mecânica vetorial em cursos de engenharia. O software GeoGebra é um programa de matemática dinâmica de livre uso que utilizada recursos geométricos e algébricos em um único ambiente computacional, possibilitando assim, a visualização de diferentes representações e interações entre os objetos de estudo. A Mecânica Vetorial, muitas vezes introduzida nos cursos de engenharia em disciplinas comumente chamadas de mecânica ou mecânica técnica, tem como um dos seus objetivos estudar o equilíbrio dos corpos rígidos (estática). Em problemas de estática é muito comum a utilização de grandezas vetoriais como posição, força e momento e tais conteúdos são a base para outros tópicos da mesma disciplina e de tópicos para outras disciplinas dos cursos de engenharia. Assim, neste trabalho foram desenvolvidos diversas atividades computacionais com o software Geogebra que oferecem uma experiência enriquecedora, na medida que os alunos são estimulados a entrar em contato direto com os recursos desenvolvidos, podendo inclusive, alterar, testar hipóteses e simular diversas situações incrementando as informações das atividades.

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Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (1995), mestrado em Engenharia Civil (1998) e doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2011). É Professor adjunto I do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO). É professor titular da Universidade Severino Sombra (USS), trabalhando nos cursos de Sistemas de Informação, Engenharias, Matemática (licenciatura), no Mestrado Profissional em Educação Matemática e no Mestrado Profissional em Ciências Ambientais. É Professor do Centro Universitário Geraldo di Biase (UGB) trabalhando no curso de Engenharia Civil. Tem experiência na área de Engenharia e Ciência da Computação, com forte atuação em projetos e desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação numérica, computação gráfica, computação gráfica aplicada, sistemas multimídia e software educacional. É consultor "ad hoc" do CNPq, CAPES e FACEPE. Desde 2010 é Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2. Foi Representante Institucional na Sociedade Brasileira de Computação da USS no período de 2007-2011. De agosto de 2009 até julho de 2012 foi coordenador do curso de Mestrado Profissional em Educação Matemática da Universidade Severino Sombra. De agosto de 2010 até julho de 2012 foi Coordenador Institucional do PIBIC E PIBITI/ CNPq da USS. Atualmente é membro do Conselho Superior - CONSU - da UEZO, membro do Comitê Interno do PIBIC E PIBITI/ CNPq da USS, do colegiado de Pesquisa da USS, do Colegiado do Mestrado Profissional em Educação Matemática e do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais e do NDE dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Ambiental e do curso de Sistemas de Informação.

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Publicado
2014-07-31
Como Citar
GODINHO, Bruno de Oliveira; RIBEIRO, Bruno Nunes Myrrha; CARVALHO, Carlos Vitor de Alencar. UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DA MECÂNICA VETORIAL EM CURSOS DE ENGENHARIA. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 2, n. 1, jul. 2014. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/42>. Acesso em: 25 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v2i1.42.
Seção
Artigos