Uma estratégia de ensino em botânica durante o período de ensino remoto no Brasil

Resumo

O ensino de botânica no Brasil, do ensino fundamental ao superior, tem sido criticado por ser mais teórico do que prático, o que desmotiva muitos alunos. Apesar disso, alguns professores tentam reverter essa situação com inovações pedagógicas para estimular os estudantes. No ensino superior, o estudo da biologia vegetal é fundamental para a formação de futuros biólogos, fornecendo conhecimento sobre a biodiversidade vegetal de uma região e capacitando-os a atuar na preservação, conservação e uso sustentável de espécies importantes. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo fazer uma análise breve do período de ensino remoto no Brasil entre 2020 e 2021, com foco na prática do ensino de botânica para estudantes universitários. O objetivo é avaliar como o ensino à distância afetou o processo de aprendizagem e as práticas relacionadas à botânica nesse nível de ensino. A escrita deste material enfatiza a importância de aulas em campo, em laboratório e em casa durante o ensino remoto. Essas vivências tornam o conteúdo didático mais interessante, investigativo e sensorial, consolidando conhecimentos e experiências pessoais na formação de profissionais, como os biólogos.

Publicado
2023-11-03
Como Citar
DA COSTA, Daniel Ramos; SILVA, Carlos Leandro Costa; OLIVEIRA, Carla Montefusco de. Uma estratégia de ensino em botânica durante o período de ensino remoto no Brasil. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 11, p. 75 - 82, nov. 2023. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/365>. Acesso em: 06 nov. 2025.
Seção
Artigos