Preservação dos acervos em museus de Ciências: o caso do Museu Nacional e um olhar sobre a exposição Arqueologia do Resgate

  • Rute Souza Peterli dos Santos Museu Ciência e Vida
  • Elidiomar Ribeiro Da-Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Resumo

O presente trabalho busca evidenciar, por meio de um questionário, o conhecimento popular sobre as precárias condições em museus no Brasil. Usando a metodologia de análise qualitativa dos dados proposto por Bardin, surgem algumas reflexões desenvolvidas no decorrer do estudo. O trabalho usa o caso do incêndio no Museu Nacional/UFRJ e a exposição Arqueologia do Resgate: Museu Nacional Vive para levantar a questão da situação presente nos museus. Muitos acreditam no museu como local de ensino e educação, refletindo pensamento crítico e atuante sobre a segurança em museus de ciências, e ressaltam que perdemos cultura, arte, ciência e a credibilidade com a trágica ocorrência.


Palavras-chave: Análise qualitativa; Exposições; Museu Nacional Vive; Questionário.

Publicado
2022-08-04
Como Citar
PETERLI DOS SANTOS, Rute Souza; DA-SILVA, Elidiomar Ribeiro. Preservação dos acervos em museus de Ciências: o caso do Museu Nacional e um olhar sobre a exposição Arqueologia do Resgate. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 9, n. 2, ago. 2022. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/331>. Acesso em: 28 mar. 2024. doi: https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v9i2.331.
Seção
Artigos