A FICÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS

uma incursão biológica no mundo Jurassic ParkWorld

  • Fabiana Gama Chimes Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ
  • Valéria da Silva Vieira Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Resumo

A ciência pode ser considerada uma construção humana, histórica e que está sempre em transformação, e assim deve ser incorporada ao processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, se faz necessário buscar diferentes métodos de ensino que aproximem os aprendizes ao mundo científico, despertando o processo de apropriação e aprimoramento do conhecimento. O uso de filmes pode uma efetiva ferramenta de ensino para apropriação do conhecimento científico, facilitando de forma lúdica as situações de troca, estabelecendo relações entre o estudo científico e a realidade.  O presente trabalho tem como objetivo utilizar uma temática apresentada por filmes comerciais como ferramenta de aprendizagem significativa no ensino de ciências. Assim como, tem como objetivos específicos analisar os filmes “Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros” e “Jurassic World – O mundo dos Dinossauros”, para identificar possíveis conteúdos do ensino de ciências; realizar análise crítica dos conteúdos identificados para compreensão correta dos conceitos Biológicos e construir um catálogo descritivo, para a utilização desses filmes de ficção científica como possíveis organizadores prévios no ensino de disciplinas afins. A metodologia possui uma abordagem qualitativa, analisando os filmes por uma abordagem descritiva para compreender como os conceitos cinematográficos podem estar presentes no ensino de ciências. Os resultados da análise descritiva, da sequência de filmes Jurassic Park/World, levaram a criação de um catálogo que poderá ser utilizado como ferramenta de aprendizagem, abordando áreas presentes na matriz curricular do Ensino Médio. Conclui-se que este trabalho obteve resultados suficientes para sugerir a utilização de filmes comerciais como organizadores prévios. Contudo é importante ressaltar que o professor precisa identificar o direcionamento dessas mídias para o entretenimento, sabendo extrair delas fragmentos que poderão ser aproveitados em uma aprendizagem significativa no ensino de ciências.


Palavras-chave: Genética; Ensino de ciências; Organizadores prévios; Filmes de ficção científica.

Publicado
2021-07-06
Como Citar
CHIMES, Fabiana Gama; VIEIRA, Valéria da Silva. A FICÇÃO CIENTÍFICA E O ENSINO DE CIÊNCIAS. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 9, n. 1, jul. 2021. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/323>. Acesso em: 03 jul. 2022. doi: https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v9i1.323.
Seção
Artigos