RISCOS DE EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO IONIZANTE

CUIDADOS DE ENFERMAGEM

  • Luando Santos da Silva Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Odete Alves Palmeira UNIFOA
  • Rodrigo Batista dos Santos Silva Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Angela Schächter Guidoreni Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Flávio Vaz Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Abel Jorge Luiz Alves da Graça Miki Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ
  • Ilda Cecília Moreira da Silva Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Resumo

O objetivo do presente estudo é avaliar o conhecimento de enfermeiros acerca do atendimento a vítimas de acidente com material radioativo. Para alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória com profissionais de enfermagem que atuam nos hospitais e unidades básicas de saúde do município de Angra dos Reis, sul do estado do Rio de Janeiro, cujas unidades ficam dentro do raio das zonas de planejamento emergencial da central nuclear. A coleta de dados foi realizada por intermédio de questionário eletrônico utilizando a plataforma do GOOGLE FORMS. Evidenciou-se um déficit no município relacionado ao treinamento e capacitação permanente da equipe atuante nas proximidades da usina, despertando um questionamento central com enfoque em provocar mudanças. Concluiu-se que os enfermeiros reconhecem a importância dos  treinamentos e protocolos para abordagem de pacientes vítimas de acidentes causados por materiais radioativos, cabendo ao município promover esta capacitação.

Biografia do Autor

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Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA. Atualmente, é funcionário da Usina Nuclear Angra 1.

 

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Possui Especialização em Emergência Pré e Intra-Hospitalar, graduação em Enfermagem pelo Centro Universitário de Volta Redonda, atuando nos diversos setores da enfermagem hospitalar. Na educação atua principalmente na supervisão e formação de novos profissionais junto as Instituições Hospitalares

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Possui graduação em Licenciatura em Educação Fisica pelo Centro Universitário de Volta Redonda (2010) e graduação em Bacharelado em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda (2009). Atualmente é professor - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda, enquadramento funcional: professor de ensino do Centro Universitário de Volta Redonda e preparador fisico do Centro Universitário de Volta Redonda.

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Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1977, tem os seguintes títulos: Pediatra, pela Sociedade Brasileira de Pediatria; Homeopata, pela Associação Médica Homeopática Brasileira; Formação de Docência Superior, pela Universidade Gama Filho; Gestão em Saúde da Família, pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Mestrado Interdisciplinar em Educação em Saúde, pelo Centro Universitário de Volta Redonda; Cidadã Volta Redondense, pela Câmara Municipal de Volta Redonda; Terapeuta Comunitária, pela Universidade Federal do Ceará/ Instituto NOOS/ Ministério da Saúde. É médica concursada do Ministério da Saúde, cedida ao SUS em Volta Redonda (SUS/ VR), desde a sua implantação, participando ativamente da reforma sanitária no município. Atuou na primeira equipe de Educação em Saúde que integrou os serviços públicos federal e municipal. Foi responsável pela implantação da Homeopatia no SUS/ VR e pela realização de concurso público municipal , com vagas nesta especialidade médica, na década de 90. Àquela época assumiu a Coordenação da Comissão de Saúde Pública da Associação Médica Homeopática Brasileira, à frente do debate que possibilitou a implantação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS. Nos anos 2000 fez especialização em Gestão de Saúde da Família e formação em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa. Foi apoiadora na rede pública de saúde do município de Volta Redonda para estágios de alunos do Instituto Hahnemanniano do Brasil. Participou da gestão na Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda, em várias funções de coordenação desde o fim da década de 80 até o ano 2001, retornando à gestão no período de 2008 até 2015. Atuou no Núcleo de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde de VR de 2010 a 2015. Participou na gestão municipal e regional através do Núcleo de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde de VR, sendo apoiadora na área de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde. Em 2015 retornou à equipe de Educação em Saúde, onde se aposentou no vínculo do Ministério da Saúde, após 31 anos de serviços prestados à população. É membro suplente da Comissão de Integração Ensino Serviço (CIES) na região do Médio Paraíba, representando o UniFOA. É professora assistente do Curso de Medicina do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA, desde 1999, quando integrou a equipe responsável pela implantação do Internato de Saúde Coletiva. Inicialmente responsável pela integração ensino/serviço na supervisão de alunos na rede pública de saúde e posteriormente como preceptora em Unidade Básica de Saúde da Família. Assumiu a docência nos Eixos Transversais: ?Programa de Saúde e Sociedade? e ?Medicina e Humanidades?. Esteve responsável pelo Portfólio de Avaliação das turmas dos módulo 7 e 8. Em ambos desenvolve atividades voltadas a integração ensino/serviço na Atenção Básica. Lecionou ainda na Pós Graduação do UniFOA, no Curso de Especialização em Saúde da Família. Coordenou o Curso de Especialização de Gestão da Atenção Básica, desenvolvido pelo UniFOA, através do Polo de Educação Permanente (atual Comissão de Integração Ensino Serviço) da região do Médio Paraíba.Está Supervisora do Internato em Saúde Coletiva desde março de 2017 e faz parte do Núcleo de Apoio Pedagógico e Experiência Docente.Em abril de 2018 participou do Curso de Formação de Lideranças Balint, organizado pela Sociedade de Medicina de Família e Comunidade, sendo responsável pela implantação e desenvolvimento dos Grupos Balint no Internato Médico, a aprtir de agosto de 2018.

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Doutorando pelo Programa de Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), membro da Academia de Ciências de Nova Iorque (The New York Academy of Sciences). Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (ISEIB), formação em Psicanálise Clínica pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clinica, Ciências Humanas e Sociais (IBRAPCHS), especialização em Terapia Cognitivo Comportamental pelo UniFOA, licenciatura Plena em letras (Inglês/Português) pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICSH) e pós graduação em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Atua na área de Metodologias Ativas aplicadas ao Ensino em Saúde, Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico, Simulação Realística, Ensino em Meio Ambiente e Sustentabilidade e Inglês Instrumental Aplicado à Saúde. Durante vivência nos Estados Unidos, fez cursos na American Red Cross (Cruz Vermelha Americana) e participou de conferências e simpósios em universidades e instituições conceituadas como a Harvard (Cambridge), Columbia (Nova Iorque) e Institut de Recherche Clinique de Montréal. Possui certificação pela Laerdal para atuar como Instrutor de Simulação Realística.

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Aluno especial no curso de Doutorado em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Única de Ipatinga - UNICA, Especialista em Sociologia pela Universidade Cândido Mendes- UCAM. Possui graduações em Pedagogia pela Faculdade da Lapa - FAEL, Filosofia pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas - UFG e Teologia pela Faculdade Charism/Japão - FCH. Atuou como professor de Filosofia e Sociologia, FIRJAN SESI, Centro de Formação Teológica - CEFORTE e professor de Filosofia e Ciências da Religião pela Secretaria Municipal de Educação de Seropédica/RJ. Atualmente é professor de Filosofia e Sociologia na instituição de ensino META Vestibular. Palestrante na área de Psicologia Social, Representações Sociais, Epistemologia, Ética e Moral, Educação e Ciências da Religião. É editor da Editora Academia Philosophica. Escritor, autor de 4 títulos, sendo um deles escrito no Japão, onde teve maior contato com a cultura asiática.

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Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1966), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) Livre Docencia pela UNIRIO e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atuou como professor adjunto da EEAN /UFRJ, docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado, com orientações de dissertação e tese, além de oferta de disciplinas).Pesquisador da Fundação Oswaldo Aranha, e Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA, Centro Universitário de Volta Redonda. Professora responsável do Curso de Graduação em Enfermagem no UniFOA.. Associada a ABEn Associação Brasileira de Enfermagem, seção Volta Redonda. Membro do Conselho Fiscal da Associação de Estudos e Atividades Filosóficas da Sul Fluminense (SEAF) desde 2011. Conselheira Suplente do Conselho Regional de Enfermagem COREN/RJ em 2011 e 2012. Presidente da Comissão Eleitoral do COREn-RJ. Líder do Grupo de Pesquisa Exercício de Enfermagem no Contexto do Trabalho, Gerência e Educação vinculado ao DGP - Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coordenadora Coren/RJ 5894-ENF Gestão 2015/2017.

Publicado
2021-04-06
Como Citar
DA SILVA, Luando Santos et al. RISCOS DE EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO IONIZANTE. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 9, n. 1, abr. 2021. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/321>. Acesso em: 03 jul. 2022. doi: https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v9i1.321.
Seção
Artigos