SERVIÇO SOCIAL E MATRICIAMENTO NO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA

  • Camila Chagas Silva França Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Ana Paula Cunha Pereira Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA
  • Flávio Vaz Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Angela Schächter Guidoreni Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Alexis Aragão Couto Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Ilda Cecília Moreira Da Silva Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Resumo

O presente artigo versa sobre o papel do Serviço Social no Núcleo de Apoio à Saúde da Família. O estudo parte do pressuposto de que outras profissões da saúde podem apreender das dimensões constitutivas da competência profissional do Assistente Social.  O objetivo desde estudo é refletir sobre o papel do Serviço Social no matriciamento do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e as possibilidades na consolidação da intervenção social conjunta com a Estratégia de Saúde da Família. Entende-se que a prática da saúde não pode ser alienante na interpretação pedagógica. Assim, torna-se possível pensar e propor projetos que proporcionam a execução do processo de ensino-aprendizagem de modo a alcançar a crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e deficientes.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA - 2007). Atualmente Assistente Social no Centro Universitário de Volta Redonda, na Divisão de Recursos Humanos. Tem experiência na área de Serviço Social e Saúde, Serviço Social do Trabalho.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2012) com período Sanduíche pela Leeds Beckett University ? Reino Unido (2011, CAPES), Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco ? UCB (2006) e Graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1993). Atua como Docente de Educação Física da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro desde 1994. Docente do Centro Universitário de Volta Redonda ? UniFOA (2013) nos Cursos de Licenciaturas em Educação Física, Ciências Biológicas e na Graduação em Enfermagem. É Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (2018) e membro do Núcleo de Acessibilidade Institucional do UniFOA. Atualmente integra o Banco de Avaliadores do SINAES BASis INEP/MEC (2018).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando pelo Programa de Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Mestre em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), membro da Academia de Ciências de Nova Iorque (The New York Academy of Sciences). Possui Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pelo Instituto Superior de Educação Ibituruna (ISEIB), formação em Psicanálise Clínica pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clinica, Ciências Humanas e Sociais (IBRAPCHS), especialização em Terapia Cognitivo Comportamental pelo UniFOA, licenciatura Plena em letras (Inglês/Português) pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (ICSH) e pós graduação em Ensino de Língua Inglesa pela Universidade Candido Mendes (UCAM). Atua na área de Metodologias Ativas aplicadas ao Ensino em Saúde, Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico, Simulação Realística, Ensino em Meio Ambiente e Sustentabilidade e Inglês Instrumental Aplicado à Saúde. Durante vivência nos Estados Unidos, fez cursos na American Red Cross (Cruz Vermelha Americana) e participou de conferências e simpósios em universidades e instituições conceituadas como a Harvard (Cambridge), Columbia (Nova Iorque) e Institut de Recherche Clinique de Montréal. Possui certificação pela Laerdal para atuar como Instrutor de Simulação Realística.

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1966), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) Livre Docencia pela UNIRIO e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atuou como professor adjunto da EEAN /UFRJ, docente nos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado, com orientações de dissertação e tese, além de oferta de disciplinas).Pesquisador da Fundação Oswaldo Aranha, e Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA, Centro Universitário de Volta Redonda. Professora responsável do Curso de Graduação em Enfermagem no UniFOA.. Associada a ABEn Associação Brasileira de Enfermagem, seção Volta Redonda. Membro do Conselho Fiscal da Associação de Estudos e Atividades Filosóficas da Sul Fluminense (SEAF) desde 2011. Conselheira Suplente do Conselho Regional de Enfermagem COREN/RJ em 2011 e 2012. Presidente da Comissão Eleitoral do COREn-RJ. Líder do Grupo de Pesquisa Exercício de Enfermagem no Contexto do Trabalho, Gerência e Educação vinculado ao DGP - Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coordenadora Coren/RJ 5894-ENF Gestão 2015/2017.

 

Publicado
2021-07-02
Como Citar
SILVA FRANÇA, Camila Chagas et al. SERVIÇO SOCIAL E MATRICIAMENTO NO NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 9, n. 1, jul. 2021. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/320>. Acesso em: 03 jul. 2022. doi: https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v9i1.320.
Seção
Artigos