PANCS (PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS): UMA ABORDAGEM SOBRE SEGURANÇA ALIMENTAR E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM NOVA IGUAÇU

  • Sandra Maiza Dos Santos UEZO
  • Vânia Lúcia de Pádua UEZO

Resumo

Esse trabalho se constitui como um relato de um conjunto de ações de Educação Ambiental desenvolvidas com alunos do Ensino Médio em uma escola pública de Nova Iguaçu, periferia do estado do Rio de Janeiro. O projeto foi motivado pela percepção das condições de vulnerabilidades socioeconômicas da comunidade local, bem como pela qualidade de vida dos alunos e familiares. As atividades foram realizadas com base em metodologias ativas de pesquisa, debates e oficinas, objetivando um estímulo à autoestima e ao empoderamento dos participantes diante de condições desfavoráveis de vida às quais estão expostos, assim como o entendimento das potencialidades das plantas Plantas alimentícias não convencionais (PANCs), e de seus próprios quintais, como recurso natural de geração de complementação alimentar e, até de renda. Foi possível observar o sucesso do projeto ao longo das atividades, pois os estudantes participaram de forma ativa, respondendo positivamente e gerando expectativas de mudanças de hábitos alimentares, mostrando que é altamente relevante a construção de conhecimentos visando qualificar alunos para uma postura crítica diante da problemática socioambiental, tendo como perspectiva a formação de uma cidadania que impulsione em direção ao tema da sustentabilidade.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##

Professora de escola estadual no Rio de Janeiro, especialista em Educação, mestranda em Ciências Ambientais na UEZO.

Publicado
2021-01-13
Como Citar
DOS SANTOS, Sandra Maiza; DE PÁDUA, Vânia Lúcia. PANCS (PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS): UMA ABORDAGEM SOBRE SEGURANÇA ALIMENTAR E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM NOVA IGUAÇU. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 8, n. 2, jan. 2021. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/310>. Acesso em: 06 nov. 2025. doi: https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v8i2.310.
Seção
Artigos