O COMPLIANCE E A LEI DE BIODIVERSIDADE – BREVES APONTAMENTOS SOBRE COMO PREVENIR, MITIGAR E CORRIGIR ERROS FORMAIS QUE PREJUDICAM A PESQUISA CIENTÍFICA.

  • Aloysio Telles de Moraes Netto UEZO
  • Renata Angeli Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste -UEZO

Resumo

A metodologia de Compliance, surgida para o combate à corrupção nas empresas, tem por finalidade o fomento de uma cultura que busca o conhecimento e respeito a regras e leis. Tal característica pode e deve ser aplicada pelas Instituições que promovem a pesquisa para garantir o atendimento à Lei de Biodiversidade Brasileira, instrumento importantíssimo para a salvaguarda do patrimônio ambiental nacional, mas reconhecidamente de difícil compreensão e aplicação no meio científico brasileiro. Assim, ao conhecer os Pilares aplicáveis aos programas de Compliance que combatem a corrupção nas organizações públicas e privadas, é possível desenvolver uma cultura organizacional igualmente voltada ao atendimento de outras leis, mas no caso para as exigências da legislação brasileira que regulamenta a pesquisa científica neste campo, evitando, tal qual no Compliance Anticorrupção, prejuízos econômicos e institucionais de grande proporção.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Bacharel em Direito (2005) e Especialista (Latu sensu - 2006) em Direito Público pela UNESA/RJ. Advogado da Casa da Moeda do Brasil (desde 2011) e atual Presidente da Comissão de Ética desta Estatal. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste – UEZO/RJ.

##submission.authorWithAffiliation##

-Biomédica, mestre em Ciência Biologias e Doutora em Bioquímica
Professora de Propriedade Intelectual e Empreendedorismo dos cursos de Biologia, Biotecnologia e Ciências Ambientais e do Programa de Pós Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais da UEZO,
- Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT/UEZO.
- Professora do Programa de Pós Graduaçao em rede de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT).

Publicado
2021-01-13
Como Citar
NETTO, Aloysio Telles de Moraes; ANGELI, Renata. O COMPLIANCE E A LEI DE BIODIVERSIDADE – BREVES APONTAMENTOS SOBRE COMO PREVENIR, MITIGAR E CORRIGIR ERROS FORMAIS QUE PREJUDICAM A PESQUISA CIENTÍFICA.. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 8, n. 2, jan. 2021. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/309>. Acesso em: 06 nov. 2025. doi: https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v8i2.309.
Seção
Artigos