O CHAMADO DO CURUPIRA

um RPG para Divulgação Científica

  • Virgínia Codá FIOCRUZ
  • Elidiomar Ribeiro da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Marcelo Simão de Vasconcellos Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Fundação Oswaldo Cruz

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar o potencial de um jogo sério do gênero Role Playing Game como instrumento de Divulgação Científica. Para essa análise, foi feito um estudo de caso, tendo como base um RPG intitulado “O chamado do Curupira”, o qual foi
testado em sessões de jogos com grupos de adultos com idades que variavam entre 18 e 74 anos. Dois grupos foram compostos por pessoas que nunca tinham jogado RPG de mesa, e outro com pessoas experientes nesse tipo de jogo. Depois de cada sessão, foram feitas
entrevistas de grupos focais, com a finalidade de compreender o ponto de vista dos jogadores, de forma mais aprofundada, e comentar sobre decisões que os grupos haviam tomado durante o jogo. As sessões e as entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas. Dentre os resultados encontrados e comentados, observam-se assuntos como imersão, primeiro contato com alguns assuntos científicos, relato de experiência do jogo, utilização de conhecimentos prévios, contextualização e um adequado entendimento de conceitos, como Divulgação Científica.

Publicado
2021-01-13
Como Citar
CODÁ, Virgínia; DA SILVA, Elidiomar Ribeiro; DE VASCONCELLOS, Marcelo Simão. O CHAMADO DO CURUPIRA. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 8, n. 2, jan. 2021. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/306>. Acesso em: 19 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v8i2.306.
Seção
Artigos