ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NEGATIVOS DAS LINHAS DE TRANSMISSÃO CACHOEIRA PAULISTA – ADRIANÓPOLIS I E ADRIANÓPOLIS – RESENDE NA ÁREA DE RELEVANTE INTERESSE ECOLÓGICO FLORESTA DA CICUTA

  • Julia da Silva Oliveira UNIFOA
  • Natielly Caroline Alves de Assis UNIFOA
  • Sandro Leonardo Alves UNIFOA
  • Francisco Jácome Gurgel Jr Centro Universitário Geraldo Di Biase

Resumo

A Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) denominada “Floresta da Cicuta” é uma unidade de conservação de uso sustentável que possui 131 hectares de Mata Atlântica, é gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e está situada entre os municípios de Volta Redonda e Barra Mansa, conforme disposto no Decreto Federal nº 90.792/1985. A ARIE Floresta da Cicuta apresenta grande importância para a proteção da biodiversidade regional, pois abriga espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção. O intuito desta pesquisa é revisar a produção-técnica científica acerca dos impactos ambientais negativos gerados por linhas de transmissão em áreas naturais, análise e discussão dos mesmos provocados pelas linhas de transmissão denominadas “LTs 500 kV Cachoeira Paulista - Adrianópolis I e Adrianópolis - Resende” que interceptam a referida unidade. O reconhecimento dos impactos foi obtido pela análise de dados obtidos a partir de trabalhos análogos e EIA/RIMA de empreendimentos de transmissão de energia. Foram identificados efeitos de borda nas laterais dos fragmentos, invasão de espécies exóticas na ARIE, diferenças nas características do solo na área sob as Linhas de Transmissão e no perímetro de mata fechada e, por fim, concluído que devido à fragmentação causada pela faixa de servidão existe um impedimento no trânsito da fauna entre um fragmento florestal e o outro.

##submission.authorBiography##

##submission.authorWithAffiliation##
Professor da pós-graduação, graduação e cursos técnicos da Instituição.
Publicado
2021-01-22
Como Citar
OLIVEIRA, Julia da Silva et al. ANÁLISE DOS IMPACTOS AMBIENTAIS NEGATIVOS DAS LINHAS DE TRANSMISSÃO CACHOEIRA PAULISTA – ADRIANÓPOLIS I E ADRIANÓPOLIS – RESENDE NA ÁREA DE RELEVANTE INTERESSE ECOLÓGICO FLORESTA DA CICUTA. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 8, n. 2, jan. 2021. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/296>. Acesso em: 28 mar. 2024. doi: https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v8i2.296.
Seção
Artigos