Análise do conhecimento sobre animais peçonhentos de alunos do 3º ano do ensino médio das escolas do município de Petrópolis, Rio de Janeiro.

  • Deborah Paredes Soares da Silva Fundação Oswaldo Cruz
  • Milena de Sousa Nascimento Fundação Cecierj / Centro Universitário de Volta Redonda
  • César Carriço Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação-IBMR/Laureate International Universities
  • Zeneida Teixeira Pinto Instituto Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz, Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde
  • Rebecca Leal Caetano Universidade Estácio de Sá – Campos Petrópolis

Resumo

O conhecimento a respeito dos animais peçonhentos é de suma importância, pois esses animais podem ser encontrados em todos os ambientes, incluindo as áreas rurais e urbanas, levando a um alto índice de ocorrência. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar o conhecimento da temática sobre “animais peçonhentos” de alunos de escolas rurais e urbanas do município de Petrópolis (RJ). Para isso, fizeram parte da pesquisa alunos do 3º ano do ensino médio no qual, a coleta de dados ocorreu por meio de questionários estruturados com perguntas abertas e fechadas. A análise revelou que os alunos das escolas rurais e urbanas possuem pouco conhecimento sobre “animais peçonhentos”, mas os alunos das escolas rurais obtiveram um resultado melhor sobre o tema devido à vivência com estes tipos de animais no seu dia-a-dia. Em vista das percepções dos alunos, evidencia-se a necessidade de que a temática “animais peçonhentos” seja trabalhada de forma contextualizada facilitando a melhor compreensão sobre os animais, melhorando assim a compreensão de métodos de prevenção de acidentes e que esses possam ser futuros multiplicadores do assunto.

Publicado
2020-07-22
Como Citar
SILVA, Deborah Paredes Soares da et al. Análise do conhecimento sobre animais peçonhentos de alunos do 3º ano do ensino médio das escolas do município de Petrópolis, Rio de Janeiro.. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 51-63, jul. 2020. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/270>. Acesso em: 19 abr. 2024. doi: https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v7i2.270.
Seção
Artigos