Análise do conhecimento sobre animais peçonhentos de alunos do 3º ano do ensino médio das escolas do município de Petrópolis, Rio de Janeiro.
Resumo
O conhecimento a respeito dos animais peçonhentos é de suma importância, pois esses animais podem ser encontrados em todos os ambientes, incluindo as áreas rurais e urbanas, levando a um alto índice de ocorrência. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar o conhecimento da temática sobre “animais peçonhentos” de alunos de escolas rurais e urbanas do município de Petrópolis (RJ). Para isso, fizeram parte da pesquisa alunos do 3º ano do ensino médio no qual, a coleta de dados ocorreu por meio de questionários estruturados com perguntas abertas e fechadas. A análise revelou que os alunos das escolas rurais e urbanas possuem pouco conhecimento sobre “animais peçonhentos”, mas os alunos das escolas rurais obtiveram um resultado melhor sobre o tema devido à vivência com estes tipos de animais no seu dia-a-dia. Em vista das percepções dos alunos, evidencia-se a necessidade de que a temática “animais peçonhentos” seja trabalhada de forma contextualizada facilitando a melhor compreensão sobre os animais, melhorando assim a compreensão de métodos de prevenção de acidentes e que esses possam ser futuros multiplicadores do assunto.