Educação para o consumo consciente: análise de práticas socioambientais na cidade de Itaperuna/RJ

  • Raphael de Andrade Ribeiro UFF
  • Wendel Pompilho Universidade Federal Fluminense

Resumo

A problematização relacionada aos impactos ambientais gerados pelo consumismo populacional é uma realidade constantemente debatida por aqueles, que em veracidade, se preocupam com o atual cenário em que a natureza se encontra. Nesta perspectiva o presente estudo pressupõe a importância da compreensão do consumo consciente, por intermédio da difusão de métodos educacionais específicos e adequados à resolução dos problemas ambientais na cidade de Itaperuna, em virtude de sua população ter gerado no ano de 2016, o quantitativo de 1,26843 kg/hab./dia de Resíduos Sólidos Urbanos, excedendo a média de 1,040 kg/hab./dia, divulgada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, pertinente ao mesmo ano. Neste diapasão, para consolidar o objetivo proposto utilizou-se métodos quantitativos e análises bibliográficas com o objetivo de averiguar e ponderar a respeito da proporção em que as ações sustentáveis compreendidas no questionário foram cotidianamente fixadas, pelos 758 pesquisados residentes na cidade de Itaperuna/RJ. Por fim, os resultados apresentados convergem com o problema abordado, realçando a incompatibilidade entre as ações sustentáveis estabelecidas por estas e a “consciência verde” do público investigado.

Publicado
2018-12-06
Como Citar
RIBEIRO, Raphael de Andrade; POMPILHO, Wendel. Educação para o consumo consciente: análise de práticas socioambientais na cidade de Itaperuna/RJ. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 6, n. 2, dez. 2018. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/233>. Acesso em: 22 maio 2019. doi: https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v6i2.233.
Seção
Artigos