Financiamento do SUS: Distribuição, Gestão e Alocação de Recursos na Atenção Básica

  • Liz Rodrigues de Souza Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA
  • Ana Lúcia Torres Devezas Souza UniFOA - Centro Universitário de Volta Redonda

Resumo

O presente estudo trata de uma pesquisa documental com objetivo exploratório de natureza aplicada e abordagem quali-quantitativa acerca do financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a gestão de recursos destinados à atenção básica. Entende-se que os princípios da eficácia e da eficiência não estão atrelados somente aos recursos humanos.  Há série de fatores que influenciam a qualidade de ações e serviços prestados à comunidade.  Tal assertiva impacta diretamente na análise de qualidade do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde Pet GraduaSUS. Esse programa consiste em uma parceria entre o Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA e as Secretarias Municipais de Saúde de Volta Redonda e Pinheiral com o objetivo de desenvolver uma ação intersetorial que visa o fortalecimento de áreas estratégicas para o - SUS, por meio da integração ensino-serviço-comunidade. O UniFOA em parceria com desde o início de suas atividades em maio de 2016, vem inserindo discentes da graduação de Enfermagem na rede de atenção básica dos referidos municípios. Esses estudantes têm a atribuição de observar e desenvolver atividades de assistência e gestão. No entanto, observa-se durante a execução das atividades, dificuldades no planejamento, implementação e execução de algumas ações, seja por falta de recursos materiais, financeiros e humanos. O estudo documental buscou identificar o financiamento da atenção básica no município de Volta Redonda através da aplicação da verba repassada pelo fundo nacional de saúde e o impacto da utilização destas verbas para melhorar os indicadores de saúde.  Após análise de dados, pode-se observar que o aumento progressivo do repasse nos últimos anos não resultou em melhoria na cobertura da assistência, o que torna a necessidade de um planejamento adequado e a utilização dos repasses como ponto de partida para o cumprimento dos princípios do Sistema Único de Saúde, com cobertura populacional de excelência.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Graduanda em Enfermagem no Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Ciências da Saúde e do Meio-Ambiente (Unifoa - 2012). Especialista em Gestão Clínica nas Regiões de Saúde (ISLEP - 2014). Especialista em Formação Superior de Profissionais de Saúde (Fiocruz - 2005). Especialista em Educação Profissional na Área da Saúde (Fiocruz - 2003). Especialista em Desenvolvimento de Recursos Humanos (Fiocruz - 1994). Possui graduação em Enfermagem (UBM - 1988). Atualmente é Professora Titular do Centro Universitário de Volta Redonda (Unifoa) e Enfermeira na Secretaria Municipal de Saúde de Barra Mansa. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Coletiva (programas ministeriais). Atuou como monitora de campo no Programa do Ministério da Saúde: Telessaude. Chefe de Departamento de Ciências Biológicas e da Saúde (UniFOA) e Coordenadora de Vigilância em Saúde no município de Barra Mansa (RJ).

Publicado
2018-04-13
Como Citar
DE SOUZA, Liz Rodrigues; SOUZA, Ana Lúcia Torres Devezas. Financiamento do SUS: Distribuição, Gestão e Alocação de Recursos na Atenção Básica. Acta Scientiae et Technicae, [S.l.], v. 5, n. 2, abr. 2018. ISSN 2317-8957. Disponível em: <http://www.uezo.rj.gov.br/ojs/index.php/ast/article/view/186>. Acesso em: 28 mar. 2024. doi: https://doi.org/10.17648/uezo-ast-v5i2.186.
Seção
Artigos