Governo do Estado

Você está em: Início > Prograd > Secad > Diplomação


DIPLOMAÇÃO
1) Como solicitar a Colação de Grau e a Expedição do Diploma de um Curso de graduação da UEZO?

O formando deverá solicitar na área restrita do aluno Colação de Grau, e enviar via e-mail os documentos solicitados.
OBS: A partir de março de 2020, os processo passaram a ser abertos no Sistema de Informação Eletrônica do RJ (SEI-RJ), de forma digital, sendo necessário o envio da documentação em pdf.



2) Qual é a documentação necessária para compor um processo de colação de grau e diplomação?

a) Certidão de Nascimento ou Casamento
b) RG identidade
c) CPF
d) Título de eleitor
e) Quitação Militar
f) Comprovante de residência atualizado
g) Diploma ou Certificado de conclusão do Ensino Médio
h) Além do diploma ou certificado acima, também deve entregar a cópia da Publicação no Diário Oficial, caso tenha concluído o Ensino médio entre 1985e 2015, no Estado do Rio de Janeiro, exceto se se em escolas federais (Deliberação Conselho Estadual de Educação Nº 357/2016).
i) Histórico Escolar do Ensino Médio
j) Quitação Eleitoral.
k) Não ter débito junto ao INEP (será verificada internamente a regularidade junto ao ENADE.O exame é componente curricular obrigatório e a irregularidade impede a colação de grau e a emissão do diploma do estudante, segundo a Lei 10.861/2004).



3) Como posso acompanhar o andamento do meu processo de Colação de Grau?

Pela plataforma do SEI-RJ, cadastrando-se como usuário externo. O estudante cadastra-se como externo porque, embora faça parte da comunidade acadêmica, não desempenha tarefas administrativas. http://www.fazenda.rj.gov.br/sei/usuarioexterno. Já terá que se cadastrar para assinar eletronicamente suas documentações.



4) No dia da Colação de Grau eu já saio com meu diploma?

Não. No mesmo dia da Colação de Grau o estudante (agora egresso!) já sairá com Certidão de Conclusão (tem validade de diploma, por prazo variável, dependendo do curso) e o Histórico Escolar Oficial, no qual constam os graus obtidos nas disciplinas cursadas, com aprovação e outras atividades. Mas somente após a Colação de Grau será iniciada a tramitação do diploma, que ficará pronto em 30 dias úteis.



5) Como posso saber se meu Diploma da UEZO já está pronto?

Comunicando-se com a Secretaria Acadêmica através dos e-mails: secretariaacadêmica@uezo.rj.gov.br ou secaduezo@gmail.com



6) Em qual Cartório é feito o reconhecimento da firma dos funcionários que assinam o Diploma, caso necessário?

• Cartório 10º Ofício de Notas da Capital. Avenida Nilo Peçanha, 26 - Loja B. Centro - Rio de Janeiro - RJ. CEP: 20020-905
• Cartório 34º Ofício de Notas da Capital. Avenida Dom Helder Câmara, 5474, 26 - Loja B. Cachambi - Rio de Janeiro, RJ. Cep: 20771-004



7) Meu diploma ou minha Certidão estão com dados incorretos! Como proceder?

Compareça a Secretaria Acadêmica, sala 307, nos dias e horários de atendimento que estão no site, com o Documento Original (Diploma ou Certidão de Conclusão) e preencha um requerimento de solicitação de correção do documento. Será aberto um processo administrativo, visando sua correção.



8) Meu Diploma foi Danificado. Como Proceder?

Compareça a Secretaria Acadêmica, sala 307, nos dias e horários de atendimento que estão no site, com o Diploma Original e preencha um requerimento de solicitação de segunda via do Diploma.



9) Meu Diploma foi perdido/extraviado/roubado. Como posso conseguir uma 2ª via?

Anuncie a ocorrência (perda/extravio do diploma) em um jornal de grande circulação, ou faça um Boletim de Ocorrência (B.O.) de extravio ou roubo de documentos, em uma Delegacia de Polícia. De posse desta documentação compareça à Secretaria Acadêmica, sala 307, nos dias e horários de atendimento que estão no site. Preencha um requerimento de solicitação de segunda via do Diploma.



10) Preciso do meu Diploma, ou equivalente, com urgência. Como Proceder?

Pouco antes ou mesmo logo após efetivar a sua solicitação formal de Colação de Grau na área restrita, compareça a Secretaria Acadêmica, sala 307 (dias e horários de atendimento estão no site) para fazer um requerimento de solicitação de Colação de Grau Especial. Importante fazer a solicitação regular online, além da solicitação especial presencial. Além disso, a solicitação especial só terá validade se estiver munido com os documentos comprobatórios, que justificam a necessidade. No dia da Colação de Grau, já obterá a Certidão atestando a sua Conclusão do curso.


Alternativamente, dependendo de cada caso específico, poderá ser emitida, pela Unidade Universitária, uma Declaração atestando o cumprimento de todos os requisitos para conclusão do curso de graduação e que encontra-se aguardando o agendamento da colação de grau.



11) O que configura Colação de Grau Especial?

O estudante que já cumpriu todos os requisitos para conclusão do seu curso de graduação, de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso, poderá solicitar antecipação da colação de grau, antes de sua turma, caso tenha sido convocado em concurso público, esteja em vias de ser contratação por empresa pública ou privada, tenha sido aprovado em curso de pós-graduação com a exigência de diploma ou equivalente, na ocasião da matrícula.


• A solicitação será analisada em até 7 (sete) dias úteis e o(a) estudante será informado(a) pelo e-mail sobre deferimento, ou não, assim como sobre o agendamento do ato de colação de grau e aentrega da Certidão.



12) Posso mandar meu pai buscar meu diploma?

Diploma é um documento muito importante e como indivíduo maior de idade, é o único responsável legal por seus atos. A sua retirada deverá ser feita exclusivamente pelo próprio egresso, quando deixará a sua assinatura no Livro de Registro de Diplomas. Em casos excepcionais, o egresso poderá nomear um procurador para esse fim. Mas a procuração deve ser registrada em cartório de forma pública ou particular e ficará retida em nossos arquivos.