CONHEÇA OS ESTÁDIOS DA COPA DO MUNDO 2014


Maracanã


Estádio Maracanã



Estádio Jornalista Mário Filho, conhecido como Maracanã, o popular Maraca ("semelhante a um chocalho" em tupi-guarani, devido ao som de pássaros que viviam por ali ), é um estádio de futebol localizado no Rio de Janeiro e inaugurado em 1950, tendo sido utilizado na Copa do Mundo de Futebol daquele ano. Desde então, o Maracanã foi palco de grandes momentos do futebol brasileiro e mundial, como o milésimo gol de Pelé, finais do Campeonato Brasileiro, Carioca de Futebol, Taça Libertadores da América e do primeiro Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, além de competições internacionais e partidas da Seleção Brasileira. Foi um dos locais de competição dos Jogos Pan-Americanos de 2007, recebendo o futebol, as cerimônias de abertura e de encerramento. Sediará o futebol e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados na cidade do Rio de Janeiro. Foi também o palco da partida final da Copa das Confederações de 2013 e o será da Copa do Mundo FIFA de 2014.






Estádio Mineirão


Estádio Mineirão



O Estádio Governador Magalhães Pinto, mais conhecido como Mineirão, é um estádio de futebol localizado em Belo Horizonte, Minas Gerais. Inaugurado em 1965, é o quinto maior estádio do Brasil, já tendo sediado cinco finais da Copa Libertadores e uma Copa Intercontinental e escolhido como uma das sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014. O Cruzeiro Esporte Clube manda os seus jogos no estádio. Em 2003, foi tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte.









Arena Pantanal


Arena Pantanal



A Arena Pantanal é um estádio da cidade de Cuiabá, no estado de Mato Grosso. Substituiu o Estádio José Fragelli, conhecido popularmente como "Verdão", que foi demolido. O novo estádio, construído de acordo com todas as exigências da FIFA, sediará 4 partidas da Copa do Mundo FIFA 2014. Sua capacidade de público está estimada em 42.968 pessoas. O investimento total da obra é de R$ 518,9 milhões.









Estádio Castelão


Estádio Castelão



O Estádio Governador Plácido Castelo, também conhecido como Arena Castelão, ou simplesmente Castelão, é um estádio de futebol brasileiro localizado em Fortaleza, Ceará, e inaugurado em 1973. O estádio foi reformulado em 2002, e totalmente reformulado novamente em 2012, visando a Copa do Mundo FIFA de 2014. Na Copa, o Castelão receberá seis jogos, entre ele dois jogos da Seleção Brasileira.

Sua capacidade atual foi reformulada para acolher confortavelmente públicos de até 64.846 pessoas, sendo considerado o vigésimo sétimo estádio maior do mundo e o quinto maior do Brasil. Já foi palco de grandes eventos esportivos e culturais, como jogos da Seleção Brasileira e a recepção ao Papa João Paulo II em 1980 em sua passagem por Fortaleza. Em 2013 foi uma das sedes da Copa das Confederações, em 2014 receberá jogos da Copa do Mundo e em 2016 será um dos centros de treinamentos para os Jogos Olimpícos, que acontecerão no Rio de Janeiro.






Arena das Dunas


Arena das Dunas



Arena das Dunas é um estádio multiuso localizado na cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte. Além de partidas de futebol, o complexo tem a capacidade de abrigar eventos de grande porte, exposições e lojas comerciais. A estrutura foi inaugurada em 22 de janeiro de 2014,16 depois de 29 meses de obras, no lugar do Estádio João Machado. Localizada no bairro de Lagoa Nova, entre a BR-101 e a Av. Prudente de Morais, duas importantes artérias viárias da cidade, a arena foi viabilizada através de uma Parceria Público-Privada entre a OAS Engenharia e o governo do estado, tendo a finalidade de sustentar a candidatura da capital potiguar para a Copa do Mundo FIFA de 2014, onde receberá quatro partidas do evento mundial.
Posteriormente projetada para ter uso variado, se viabilizando financeiramente, o complexo tem a capacidade de 31.375 espectadores. Durante a Copa do Mundo, a arena contará com arquibancadas flexíveis, que permitirão a expansão para 42 mil assentos. A arquitetura do estádio, inspirada nas dunas do Rio Grande do Norte, foi projetada pela empresa estadunidense Populous.






Arena Pernambuco


Arena Pernambuco



Itaipava Arena Pernambuco é um estádio de futebol construído em São Lourenço da Mata, município da região metropolitana de Recife, para os jogos da Copa das Confederações FIFA de 2013 e da Copa do Mundo FIFA de 2014. Com padrão internacional, a arena tem capacidade para 46.000 pessoas e 4.700 vagas de estacionamento, sendo 800 cobertas. O estádio possui 102 camarotes (1.600 assentos), 1.800 assentos business e 2.700 assentos premium. O espaço tem perfil multiuso. Assim, será utilizado também após o Mundial para jogos de futebol, outras competições esportivas, feiras, convenções e grandes espetáculos. Ao seu redor, uma nova centralidade urbana será criada para alavancar o desenvolvimento da zona Oeste da região metropolitana de Recife. Essa área está recebendo o nome de Cidade da Copa e será conectada à capital por várias vias. Além dos torneios internacionais, tornou-se o estádio-sede do Clube Náutico Capibaribe.







Arena Fonte Nova


Arena Fonte Nova



O Complexo Esportivo Cultural Octávio Mangabeira (nome oficial) ou Itaipava Arena Fonte Nova (por questões de patrocínios de nome, sendo o nome não-oficial, embora conhecido popularmente como Arena Fonte Nova ou simplesmente Fonte Nova) é um estádio de futebol localizado em Salvador, Bahia, no mesmo local do antigo Estádio Octávio Mangabeira. Foi oficialmente inaugurado no dia 5 de abril, com presença da presidente Dilma Rousseff. O primeiro jogo do estádio foi o clássico Ba-Vi, ocorrido dois dias depois, onde o Vitória se sagrou vencedor por 5 a 1. Renato Cajá, jogador do rubro-negro baiano, entrou para a história da Arena ao marcar o primeiro gol após a inauguração.







Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha)


Estádio Nacional(Mané Garrincha)



O Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, também conhecido como Estádio Nacional Mané Garrincha, Estádio Nacional de Brasília, Arena Mané Garrincha ou simplesmente Mané Garrincha, é um estádio de futebol e arena multiuso brasileiro, situado na cidade de Brasília, no Distrito Federal. O estádio é apenas uma dentre as diversas estruturas que compõem o Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, que engloba também o Ginásio de Esportes Nilson Nelson e o Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet, dentre outros. Inaugurado em 1974, o estádio possuía capacidade total para 45.200 pessoas. Após a reforma de 2010-2013, sua capacidade foi aumentada para 72.788 pessoas, tornando-se o segundo maior estádio do Brasil e um dos maiores da América, perdendo apenas para o Maracanã. O estádio atualmente pertence à Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).

Inicialmente prevista para 31 de dezembro de 2012 e posteriormente 21 de abril de 2013, a inauguração do novo estádio foi remarcada para o dia 18 de maio de 2013. Como eventos-teste após sua inauguração, o estádio foi palco da final do Campeonato Brasiliense de 2013, no dia 18 de maio (Brasiliense x Brasília) e recebeu no dia 26 de maio de 2013 a partida entre Santos x Flamengo, válida pelo 1º Rodada do Campeonato Brasileiro.





Arena da Baixada


Arena da Baixada




O Estádio Joaquim Américo Guimarães é o estádio do Clube Atlético Paranaense (CAP), localizado em Curitiba, capital do estado do Paraná, Brasil. Conhecido como Arena da Baixada, o espaço foi o primeiro palco do futebol brasileiro a adotar o naming rights com o título de Kyocera Arena entre 2005 e 1° de abril de 2008 e com a escolha de Curitiba para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. A Arena foi reformada, com a ampliação de capacidade de modo a atender os padrões exigidos pela FIFA e passando a ter mais de 43.000 lugares.

Localizado no bairro do Água Verde, tem como forte diferencial sua localização, próximo ao centro da capital paranaense. A história do estádio do Atlético começou no início do século XX, quando em 1914, Joaquim Américo Guimarães, então presidente do Internacional (clube que originaria o Clube Atlético Paranaense), comandou a construção do estádio Baixada da Água Verde. O Atlético surgiu dez anos depois, herdando o patrimônio e batizando o estádio com nome do principal responsável por seu surgimento.






Arena Amazônia


Arena Amazônia



A Arena da Amazônia é um estádio de futebol no bairro Flores da cidade de Manaus, estado do Amazonas, mesmo local antes ocupado pelo Estádio Vivaldo Lima. Foi construído para ser utilizado como uma das 12 sedes da Copa do Mundo FIFA de 2014 e foi inaugurado em 9 de março de 2014. O arquiteto autor de seu projeto é Ralf Amann, do escritório alemão GMP. O novo estádio deverá ser poliesportivo, com cobertura retrátil e uma capacidade estimada em torno de 42.374 pessoas.

O custo de sua construção foi dividido em 25% para o Governo Estadual do Amazonas e 75% ao BNDES. A empreiteira Andrade Gutierrez foi a vencedora da licitação para a construção.







Estádio Beira-Rio


Estádio Beira-Rio

O Estádio José Pinheiro Borda, conhecido como Gigante da Beira-Rio ou simplesmente Beira-Rio, de propriedade do Sport Club Internacional, está localizado às margens do lago Guaíba, e leva o nome como Beira-Rio por um equívoco que se fez na época, por considerar Guaíba um rio, quando na verdade é um lago. Situado em Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul.

Foi batizado em homenagem ao cidadão português e colorado - alcunha que designa o torcedor do clube - que presidiu a comissão de obras e comandou a construção, vindo a falecer pouco antes de sua conclusão.








Arena de São Paulo (Itaquerão)


Itaquerão


Arena de São Paulo, cujo nome provisório é Arena Corinthians e que também é popularmente conhecida como Itaquerão, é um estádio de futebol localizado no distrito de Itaquera, na zona leste do município de São Paulo. A arena é de propriedade do Sport Club Corinthians Paulista.

Com capacidade para 48. 234 lugares, é o quinto maior estádio da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol e o 11º maior do Brasil. Durante a Copa do Mundo e pelo menos até o final de 2014, poderá receber até 69.160 espectadores.

Construído pela Odebrecht entre 2011 e 2014, tinha previsão de custo inicial em 820 milhões de reais, mas seu preço final atingiu 1,2 bilhão de reais. Será palco da cerimônia de abertura e de seis jogos da Copa do Mundo de 2014.








Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:P%C3%A1gina_principal 



UEZO na Copa do Mundo FIFA 2014