Uezo terá mestrado profissional em 2012

Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais foi aprovado pela Capes e aulas devem começar em março

O Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo) terá seu primeiro mestrado profissional em 2012. O curso de Mestrado em Ciência e Tecnologia de Materiais foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). As inscrições para o processo seletivo das primeiras 15 vagas do curso estão previstas para janeiro de 2012, com aulas a partir de março.

O mestrado profissional em Ciência e Tecnologia de Materias da Uezo vai se concentrar na área de inovação e desenvolvimento de materiais. O curso será ministrado em dois anos, tendo como linhas de pesquisa o “Desenvolvimento e a caracterização de materiais poliméricos” e a “Metalurgia e materiais para uso naval”.

Para o Pró-Reitor de Pesquisa da Uezo, Alex Sirqueira, a aprovação do programa de pós-graduação stricto sensu representa um importante passo rumo à transformação do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste em universidade e certifica a qualidade das ações de pesquisa que são desenvolvidas na Uezo.

O curso de Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Materiais é um dos novos cursos aprovados pela Capes. As propostas foram analisadas e recomendadas durante a 130ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada em Brasília, e o resultado da apreciação de propostas foi divulgado nesta quinta feira, dia 3 de novembro de 2011.

O Centro Universitário Estadual da Zona Oeste é uma instituição do Governo do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), e oferece cursos de graduação plena e formação de tecnólogos voltados para a tecnologia e inovação.

Localizado na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro, a Uezo é a primeira instituição pública de nível superior na região e trabalha para ampliar o potencial tecnológico do Distrito Industrial.

A instituição oferece os cursos de Tecnologia em Biotecnologia, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnologia em Produção de Fármacos, Tecnologia em Processos Metalúrgicos, Tecnologia em Polímeros e Tecnologia em Construção Naval. A duração dos cursos de graduação tecnológica é de três anos.

O Uezo também oferece os cursos plenos, com formação de bacharel e duração de quatro anos, em Ciências Biológicas (modalidade Produção Químico–Biológica), Ciência da Computação, Farmácia e Engenharia de Produção.