Homenagem aos 15 anos da UEZO
A Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste em março de 2020, completou 15 anos.
Em 18 de março de 2005, foi sancionado o Decreto No. 37.100/2005 publicado no D.O. de 21/03/2005, que determina, em seus artigos 1º e 2º., in verbis, o seguinte:
Art. 1º. É criado o Centro Universitário Estadual da Zona Oeste - UEZO, inserido na estrutura da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro – FAETEC, vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, nos termos da Lei. No. 3.808, de 05 de abril de 2002.
Este Decreto foi alterado pelo Decreto nº 38.533/2005 e pela Lei nº 4.805 de 29/06/2006, inicialmente vinculada à Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC. No ano de 2009, a UEZO foi emancipada através da Lei Estadual nº 5380/2009 tendo o seu primeiro concurso para o quadro efetivo de servidores sido realizado no ano de 2009.
Parabéns a Comunidade Ueziana!
A Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (acrônimo UEZO) é uma instituição pública de ensino superior do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI. Tem por missão atender a demanda de oferta de ensino superior do Estado, dando possibilidade para ampliar o desenvolvimento tecnológico e econômico na região da Zona Oeste do Município do Rio de Janeiro.
A UEZO localizada no bairro de Campo Grande representa a antiga área agrícola da Zona Oeste, a qual possui 41 bairros ao todo, correspondendo por 50% do total do município, com vários sítios, prédios e monumentos históricos importantes, com destaque para o potencial ecoturístico, abrangendo espaços que respondem pela maior cobertura de mata atlântica original do Estado, como o maciço de Gericinó, a Serra do Mendanha e o Parque Estadual da Pedra Branca. Em meio a este riquíssimo ecossistema Cultural e de Biodiversidade, estão estalados os Polos Industriais e Comerciais de Campo Grande, Santa Cruz e Bangu, o Condomínio Logístico da Avenida Brasil, além de importantes vias de escoamento de Produtos e commodities como o Porto de Itaguaí, o Porto Sudeste, malha ferroviária Rio – Minas Gerais e o Arco Metropolitano [1,2.].
A base industrial da Zona Oeste é responsável por 23% do Valor Adicionado Fiscal (VAF) gerado no município do Rio de Janeiro, onde somente o bairro de Campo Grande responde por aproximadamente 8% do total de arrecadação do ICMS no município. A região central de Campo Grande é uma das mais valorizadas da Zona Oeste [3].
Referências Bibliográficas
1- Oliveira, Maria Amália Silva Alves de. “Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro: entre o rural e o urbano”. Iluminuras. V. 18, n. 45, p. 325-349, 2017.
2 - Brito, Leonardo Oliveira . “História de Campo Grande, o maior bairro do Rio”. https://gazetario.com.br/2018/11/18/historia-de-campo-grande/
3 - ROVERE, Renata Lèbre La. “Desenvolvimento Econômico Local da Zona Oeste do Rio de Janeiro e de seu Entorno”. Resultado de projeto de pesquisa. Junho/2009.
Conheça um pouco da história do nosso bairro, Campo Grande, o mais populoso do Brasil
Silvia Fernandes - Jornalista da UEZO e Andre Luís Mansur - Jornalista e escritor
Trazemos aqui alguns atores e momentos dessa trajetória.

Galeria dos Reitores da UEZO.
Profº Roberto Soares de Moura - Primeiro Magnífico Reitor da UEZO 2009-2012
O Prof. Dr. Roberto Soares de Moura foi o primeiro reitor da UEZO, tomou posse em 05/02/2009 e foi nomeado pelo Governador do Estado do Rio de janeiro após o decreto da Lei 5380/2009 que deu autonomia a UEZO.
Profº Alex da Silva Siqueira - Magnífico Reitor da UEZO 2013-2016
O Prof Dr. Alex da Silva Siqueira foi o segundo reitor e o primeiro a ser eleito pela comunidade Ueziana em 2013.
“A história da UEZO está sendo construída por muitos atores que ao longo desses 15 anos têm trabalhado para realizar o sonho da “UNIVERSIDADE ESTADUAL DA ZONA OESTE”. Trazemos aqui , algumas lembranças dessa trajetória marcada de trabalho árduo e lutas pela construção da UEZO que queremos.
Retrospectiva - Parte 1.
Maria Isabel de Castro, Secretária Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação - SECTI RJ.
Existe muitos anseios, sonhos e muito amor em cada momento, em cada passo nessa caminhada . Esse sentimento do que representa os 15 anos da UEZO pra mim esta registrado nos depoimentos dos representantes da comunidade Ueziana e sociedade civil.
Comunidade Ueziana
Pró-reitores - Gestão 2017/2020
Corpo Técnico da UEZO
Yuri Borges - Presidente do DCE/UEZO
Professor Carlos Lemos - Unidade de Computação
Professor Eugênio Silva - Unidade de Computação
Professora Sabrina Dias - Diretora do Centro Setorial de Farmácia
Professora Jamila Perini - Vice-diretora do Centro Setorial de Farmácia
Professora Bárbara Lorca - Diretora da Unidade de Farmácia
Professora Jéssica Manya - Presidente da CEPDIC UEZO - Unidade de Farmácia
Professora Wilma Clemente - Diretora da Escola de Engenharias
Sociedade Civil
Empresa Cogumelo
FAM-RIO
Associação Empresarial de Campo Grande (AECG)
São 15 anos de trajetória, já caminhamos muito, mas precisamos ser corajosos pois ainda há muito a caminhar para consolidação da Universidade Estadual da Zona Oeste
Mensagem da Reitoria
A história da vitória total
A história da vitória total não pode ser escrita em uma manhã ou uma noite.
A fonte da grandiosa vitória se encontra no constante e incansável avanço.
Dia após dia, no acúmulo das pequenas vitórias, uma a uma.
Para se tornar o vencedor na história, antes de tudo, triunfe sobre a tristeza do seu coração.
Transforme a lamentação em decisão! Não hesite! Não recue!
Com coragem, tenacidade, inicie uma vez mais a caminhada.
AVANTE COMUNIDADE UEZIANA!
Adaptação do texto Daisaku Ikeda