Governo do Estado




Pró-Reitoria de Extensão



SOBRE A PROEXT

A Pró-Reitoria de Extensão, PROEXT, é o órgão responsável por articular as atividades de Extensão Universitária dos diversos setores da UEZO com a sociedade e o seu setor produtivo, através de programas, projetos, cursos e eventos culturais e científicos.



Notícias

Teve início o curso de extensão "Plano de Linhas: o mito e o fato"

23/09/2016 18h25m

Nesta quarta-feira, 21/09/16, foi realizada a primeira aula do Curso de Extensão "Plano de Linhas: o mito e o fato", voltado para o público da área de Construção Naval.


Durante a aula, Sérgio Feitosa, que é aluno do curso de Tecnologia em Construção Naval da UEZO, pode repassar conhecimentos práticos e experiências acumuladas ao longo de sua trajetória de atuação na área, salientando a importância da interpretação do Plano de Linhas para o sucesso do trabalho.


Os participantes do Curso puderam trocar impressões a respeito da importância e da responsabilidade do construtor naval na elaboração e execução de projetos, tendo como ponto de partida um vídeo abordando a tragédia do Bateau Mouche, que abalou o Brasil no reveillon de 1988.


Sílvio visitando centro de pesquisa da cidade
Aluno Sergio Feitosa compartilhando seus conhecimentos com a turma.



Curso de extensão analisa planos de linhas em construção naval

13/09/2016 18h40m

“Plano de linhas: o mito e o fato” é o nome do curso de extensão a ser ministrado por Sérgio Feitosa na UEZO, entre os meses de setembro e novembro, sempre às quartas-feiras, com início no dia 21/09. Serão no total oito encontros de três horas e meia (das 14 às 17h30).


As inscrições podem ser feitas, entre os dias 13 e 15 de setembro, no formulário eletrônico, clicando aqui.


Confira o texto de apresentação do Curso:

PLANO DE LINHAS: O MITO E O FATO

O plano de linhas é a gênese de todo o projeto de uma embarcação ou navio. Ele consiste em uma série de desenhos técnicos onde estão contidas todas as linhas e informações necessárias para a construção de uma embarcação real. Através do plano de linhas, é possível prever desenhos de elementos estruturais, instalações de máquinas e propulsores, também viabilizando os cálculos de materiais.


O curso “Plano de Linhas: o mito e o fato” pretende abordar noções básicas para a leitura, a compreensão e a interpretação de planos de linhas para embarcações de pequeno porte, desmistificando a ideia corrente, entre grande parcela de construtores navais, de que basta adquirir um plano de linhas e sair construindo. O processo envolve diversas etapas e o presente curso tratará de uma das mais fundamentais.











 
 
 
 

 
















 


 

 


 

Av. Manuel Caldeira de Alvarenga, 1203

Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ, 23070-200