Governo do Estado

Programa Mestrado Profissional

Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental


ATENÇÃO: SELEÇÃO 2017 - clique aqui


APRESENTAÇÃO

O programa de Pós-graduação de Ciência e Tecnologia Ambiental tem por objetivo desenvolver recursos humanos de alto nível de conhecimento, dotados de competências tecnológicas e habilidades para executar pesquisas operacionais e desenvolver processos, produtos e metodologias na área ambiental.

O Programa tem por objetivos:

a) pesquisar e desenvolver conhecimentos científicos na área ambiental;
b) propiciar qualificação técnica, criativa e transformadora de profissionais de nível superior para atuarem nas áreas de pesquisa, educação ambiental, desenvolvimento e inovação de ferramentas, produtos e tecnologias voltadas para o monitoramento e saneamento do meio ambiente.

Duração do Curso

O curso de mestrado terá duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses, além do período máximo de trancamento a que o aluno tem direito.

O período máximo e a forma de trancamento que o aluno terá direito a realizar será de 12 meses, dentro dos prazos estabelecidos no calendário acadêmico.

Público-alvo

O curso destina-se aos portadores de diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento reconhecido, validado ou revalidado pelo MEC. O candidato que ainda não tenha concluído o curso de graduação poderá inscrever-se no processo seletivo, sendo certo que deverá, caso aprovado, apresentar, no ato da matrícula, o diploma ou a declaração de conclusão de curso de graduação.


LINHAS DE PESQUISA

a) Monitoramento Ambiental

Trabalha as ferramentas para caracterização da condição ambiental, considerando o impacto ambiental de poluentes ou a influência destes sobre bioindicadores e/ou difusão de pragas e vetores. Estão compreendidos nesta linha de pesquisa: Investigação de sensores e bioindicadores de saúde ambiental; Diagnóstico ambiental da qualidade da água por métodos físico-químicos e biológicos; Toxicologia ambiental; Monitoramento de pragas e vetores.

b) Saneamento Ambiental

Desenvolvimento de novas metodologias para recuperação ambiental. Estão compreendidos nesta linha de pesquisa: Tratamento de efluentes; Reaproveitamento de resíduos e busca de soluções energéticas e tecnológicas ecologicamente sustentáveis; Tecnologias alternativas de produção agrícola; Controle de pragas e vetores; Fitorremediação; Biorremediação; Biotransformação.


DISCIPLINAS

Caracterização do curso

O Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PGCTA) da UEZO tem por objetivo formar mestres qualificados para atuar em pesquisa aplicada por demanda de órgãos do governo ou do setor produtivo; na geração e aplicação de novas metodologias, procedimentos e tecnologias no contexto socioeconômico em que estão inseridos, bem como no desenvolvimento de estratégias para o uso sustentável dos recursos naturais e de gerenciamento de resíduos; promover a formação de recursos humanos competentes, desenvolvendo profissionais aptos a responder às demandas da indústria e da sociedade, pautados na atualização e na inovação tecnológica, capacitando docentes e novos pesquisadores para atuarem em ciências e tecnologias ambientais, de forma interdisciplinar, incluindo aspectos humanísticos e socioambientais.

Total de créditos

Disciplinas: 24 créditos.
Dissertação: 12 créditos.
Veja aqui as disciplinas: Obrigatórias, Eletivas


CORPO DOCENTE


INSCRIÇÃO E SELEÇÃO 2016 - clique aqui



Av. Manuel Caldeira de Alvarenga, 1203

Campo Grande - Rio de Janeiro - RJ, 23070-200