Governo do Estado


Nota de falecimento professor Luiz Pinguelli Rosa

Por Proext
04/03/2021 14h48m



Professor Luiz Pinguelli Rosa faleceu, nesta quinta-feira, 03 de março de 2022.

Professor Luiz Pinguelli Rosa faleceu, nesta quinta-feira, 03 de março de 2022.

A UEZO vem com pesar lastimar o falecimento do ilustríssimo professor Luiz Pinguelli Rosa, nesta quinta-feira, 03 de março de 2022.

Bacharel em Física, Mestre em Engenharia Nuclear, Doutor em Física e um dos maiores especialistas em energia do Brasil, o Professor Pinguelli foi presidente da Eletrobras entre 2003 e 2004 e por várias vezes foi diretor da Coppe/UFRJ, no Rio de Janeiro.

Pinguelli foi autor de seis livros, entre eles "Tecnociências e Humanidades: novos paradigmas, velhas questões", cujos dois volumes concorreram ao Prêmio Jabuti. Também recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, entre eles o Forum Award da Associação Americana de Física, em 1992, a comenda com o grau de Chevalier de l’Ordre des Palmes Académiques, concedido pelo Ministério da Educação da França em 1998, o Prêmio Golfinho de Ouro, categoria Ciências, no ano de 2000 e as Medalhas da Ordem do Mérito do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa, em 2003.

De 2004 à 2016 foi secretário-executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas, representando a entidade no Conselho Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. O professor Pinguelli também é membro da Academia Brasileira de Ciências e ex-membro do Conselho Pugwash, associação fundada por Bertrand Russel e Albert Einstein.

A UEZO presta suas condolências a família e amigos, e lamenta profundamente pela perda insubstituível para a comunidade científica brasileira.




Compartilhe


Comentários via Facebook