Nota da Reitoria de Esclarecimentos sobre retorno das atividades presenciais na UEZO

Por Reitoria
14/02/2021 09h21m

A Portaria 137/2022 suspendeu as atividades presenciais administrativas e acadêmicas não essenciais até 18/02/2022, sem prejuízo da Deliberação COEPE nº 27, de 15 de outubro de 2021 e da Deliberação COEPE nº 013, de 16 de junho de 2020, devido ao aumento do número de casos de COVID-19 na UEZO e na cidade do Rio de Janeiro, decorrente da elevada transmissibilidade da variante Ômicron, além da incidência conjunta de casos de Influenza. Em breve será reavaliada a possibilidade do retorno das atividades presenciais administrativas e acadêmicas não essenciais.

A Deliberação COEPE nº 127 de 15 de outubro de 2021, ainda vigente, estabelece o ensino remoto emergencial para o semestre 2021.2, que teve início das aulas remotas em 02/02/2022 e tem previsão de encerramento em 24/05/2022.

A Deliberação COEPE nº 01 de 28 de janeiro suspendeu as aulas práticas presenciais no semestre 2021.2, programadas para início em 02/02/2022, devido ao elevado número de casos de Influenza e Covid-19 no âmbito da UEZO e na cidade do Rio de Janeiro.

Considerando as decisões mencionadas acima, o semestre letivo 2021.2, que está em curso na UEZO e se encerra em 24/05/2022, está organizado com base no ensino remoto emergencial na totalidade das disciplinas ofertadas. Não há possibilidade de alteração dos planejamentos visando retorno ao ensino presencial durante o semestre letivo vigente (2021.2).

Para o semestre letivo 2022.1, cuja decisão do COEPE não foi deliberada, até a presente data, espera-se haver condições sanitárias e epidemiológicas para o retorno das aulas presenciais na UEZO. Dependendo do ambiente sanitário adequado para o retorno das aulas presenciais, os conselhos superiores deliberarão a decisão.

Hoje a administração central da UEZO considera que, no cenário atual da Pandemia, deve-se levar em conta indicadores básicos, como taxa de letalidade, ocupação de leitos e taxa de transmissão do vírus, o que configura uma condição pandêmica diversa daquela antes da cobertura vacinal de grande parte da população do Estado e do corpo social da UEZO. Por essa razão, foi iniciado o planejamento para o retorno gradual das aulas presenciais, prevendo aquisição de insumos para higienização pessoal e de espaços, avaliação de uso dos locais diante das atuais demandas, readequação dos espaços, como salas de aula e laboratórios, dentre outros.

A pandemia da COVID-19 ainda está em curso e os cuidados precisam ser mantidos, como: distanciamento físico entre pessoas, uso de máscara adequada e a cobertura vacinal contra COVID-19.

Portanto, zelando pela segurança da comunidade universitária, permanecerão sendo exigidos dos frequentadores dos espaços da UEZO o comprovante de vacinação, o uso de máscara e o distanciamento físico determinados pelos órgãos competentes do município e do estado do Rio de Janeiro.