Governo do Estado


MITOS E VERDADES SOBRE AS VACINAS COVID

O Brasil tem enfrentado uma série de boatos sobre as vacinas contra a COVID-19 aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela ANVISA.

Por CEPDIC-UEZO 2021
01/07/2021 17h57m



O Brasil tem enfrentado uma série de boatos sobre as vacinas contra a COVID-19 aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela ANVISA, em razão da desinformação e da divulgação de informações falsas através das redes sociais, ampliadas pelo medo e pelas incertezas trazidos pela pandemia.

Este fato, associado com a morosidade e desorganização da campanha vacinal estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), tem atrapalhado bastante o andamento da vacinação no país, que visa atingir a imunização da população em massa.

Como sabemos que a vacinação é uma das medidas mais eficazes para desacelerar a pandemia, citamos aqui frases do nosso cotidiano para esclarecermos o que é Mito ou Verdade em relação às vacinas.

1. Estou preocupado e na dúvida se devo ou não me vacinar. Ouvi falar que as vacinas podem provocar efeitos colaterais. Isto é verdade?

Verdade!
As vacinas, como qualquer medicamento, podem provocar reações adversas ou efeitos colaterais como febre, dor no local da picada, dor de cabeça, indisposição de forma geral entre outros. No entanto, em estudos clínicos, a maioria dos efeitos colaterais para as vacinas foi de natureza leve a moderada e resolvida dentro de poucos dias, com alguns ainda presentes uma semana após a vacinação.
Assim, o benefício de se vacinar é infinitamente maior do que não vacinar, uma vez que a COVID-19 é uma doença potencialmente fatal, e já foi comprovado que a vacina protege o indivíduo da forma grave da COVID, que evolui para a internação hospitalar e em uma quantidade considerável de casos para o óbito!

2. Muitas pessoas conhecidas tiveram reação, mas eu não senti nada após ser vacinado. Será que a vacina não fez efeito em mim? Isso é verdade?

Mito! Isso NÃO é verdade!
O aparecimento de sinais e sintomas após tomarmos vacinas varia para cada indivíduo. E este fato não tem relação nenhuma com a resposta imunológica contra o Coronavírus que a vacina induz no vacinado.

3. Eu tive reações adversas fortes à vacina na primeira dose. Dizem que se na segunda dose os sintomas são mais fortes que na primeira. Tenho medo de tomar a segunda dose e morrer. Isso é verdade?

Não é verdade! É Mito!
Em ensaios clínicos, foram notificados casos muito raros de eventos associados à inflamação do sistema nervoso, que podem causar dormência, sensação de formigamento e/ ou perda de sensibilidade. No entanto, em muitos casos, é preciso confirmar se esses eventos estão realmente relacionados às vacinas.
Mas, certamente você corre maior risco de morte não se vacinando do que recebendo a segunda dose da vacina!

ATENÇÃO!

Antes de se vacinar, consulte seu médico para saber se você é alérgico à alguma substância presente na vacina. E se você teve algum efeito colateral informe ao seu médico!

Observação: No caso da vacina Oxford-AstraZeneca (ChAdOx1; AZD1222), produzida pela FIOCRUZ, o indivíduo pode relatar os casos de sinais e sintomas adversos, após tomar a vacina, nos canais abaixo:
SAC de Bio-Manguinhos: sac@bio.fiocruz.br
Tel: 08000 210 310 (de 2a a 6a feira, das 8h às 17h).
E ainda pelo “Fale Conosco de Bio-Manguinhos” disponível no site da Fiocruz (https://portal.fiocruz.br/vacinascovid19).

4. Eu escutei falar que quem já teve COVID não precisa se vacinar. Isto é verdade?

Mito!
O vírus causador da COVID-19 já apresenta muitas variantes, então o indivíduo que já teve COVID pode ter novamente. Todos precisam se vacinar!!!

5. Meu médico disse que como eu tive COVID recentemente tenho que esperar um tempo para me vacinar. Isto é verdade?

Verdade!
A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) orienta esperar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas. Se a pessoa teve COVID, com teste positivo, mas não apresentou sintomas, ou seja, foi assintomática, deve contar o mesmo período a partir do resultado positivo do teste de RT-PCR. Indivíduos que tiveram COVID e precisaram ser internados, devem esperar a total recuperação em relação aos sinais e sintomas, para só depois receber a vacina.

6. Conheço uma pessoa que pegou COVID após tomar a primeira dose da vacina. Isto é verdade?

Verdade!
No intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina uma pessoa pode adquirir COVID, uma vez que a eficácia completa de cada vacina é atingida após a tomada da segunda dose. Vale ressaltar que a pessoa que pegou COVID após a primeira dose NÃO PRECISA TOMAR A PRIMEIRA DOSE DE NOVO!!! Ela deve aguardar quatro semanas e depois poderá receber a segunda dose.

7. Se eu estou com sintomas de um resfriado comum ou Gripe é melhor esperar até estar sem sintomas para tomar a vacina. Isto é verdade?

Verdade!
Mesmo que a pessoa não tenha sido diagnosticada com COVID, a recomendação é aguardar quatro semanas a partir do início dos sintomas e a recuperação total para receber a vacina. Os sintomas da COVID podem ser semelhantes aos da Gripe ou resfriado comum.

8. Após as duas doses da vacina eu não preciso mais usar máscara, pois já estou protegido. Isto é verdade?

Mito!
A pandemia ainda não acabou!
Nenhuma vacina protege da COVID com 100% de eficácia.
Então, enquanto as taxas de circulação do novo coronavírus estiverem altas, e a maioria da população não estiver completamente imunizada (vacinada com as duas doses), teremos que usar máscaras e manter as medidas de prevenção da COVID-19. Inclusive, existem casos de pessoas sendo contaminadas e hospitalizadas mesmo após terem tomado a segunda dose da vacina, uma vez que a circulação do vírus é muito alta no Brasil!

Atenção:
Não se sabe completamente a respeito das vacinas:

-Por quanto tempo dura a imunidade contra o novo coronavírus após a vacinação;
-Se a vacinação pode afetar o ciclo menstrual;
-Se as crianças poderão receber algum dos imunizantes disponíveis;
-Se todas as vacinas disponíveis são seguras para serem aplicadas em grávidas e em pessoas com imunodeficiência.

Consulte seu médico em caso de dúvidas sobre vacinas!
Estejam atentos contra às fake news!
Não deixem de se vacinar!!!

Bibliografia:
1. OPAS. “OMS: Vacinas contra a COVID”. https://www.paho.org/pt/vacinas-contra-covid-19
2. Sociedade Brasileira de Imunização: https://sbim.org.br/covid-19/1455-mitos-e-verdades.
3. Ministério da Saúde: https://www.gov.br/saude/pt-br.
4. Fiocruz: https://portal.fiocruz.br/vacinascovid19.




Compartilhe


Comentários via Facebook