Governo do Estado


CORAGEM! VAMOS VENCER!

Por Reitoria
19/03/2020 11h50m



Nota da Reitoria para a Comunidade Ueziana.

Querida comunidade Ueziana, diversas partes do mundo sofrem pela pandemia causada pelo Novo Coronavírus, infectando milhares de pessoas, trazendo pânico e dor. Estamos vivendo um momento muito desafiador.

Precisamos combater corajosamente essa pandemia, na linha de frente com um dedicado senso de responsabilidade para salvar nossas próprias vidas e a vida de todas as pessoas.

Nesse sentido, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, definiu algumas ações para combater à disseminação do coronavírus (Decreto nº 46.970, de 13/03/2020). A UEZO adotou as medidas de contingenciamento (Portaria UEZO SEI N.º 007 de 17 de março de 2020) para prevenir a ocorrência de casos de COVID-19 no âmbito da UEZO, tais como:

  1. Manter as atividades administrativas reduzidas, com adoção de trabalho remoto, de acordo com a natureza da atividade laboral, utilizando tecnologias de informação;

  2. Suspensão das aulas de graduação e pós-graduação;

  3. Adotamos o revezamento e escala de trabalho, no caso das atividades laborais que não podem ser feitas de modo remoto, adoção de horários alternativos aos de pico nos transportes públicos;

  4. Suspensão de eventos científicos, esportivos e culturais;

  5. Realização de reuniões preferencialmente não presenciais;

  6. Uso de laboratório de pesquisa somente em casos excepcionais, lembrando que as agências de fomento estenderam seus prazos de prestação de contas.

  7. Suspensão de viagens nacionais e internacionais;

  8. A criação da Comissão de Prevenção de Doenças Infectocontagiosas da UEZO (CEPDIC-UEZO) e procedimentos de notificação e acompanhamento de casos suspeitos.

Estas ações são tentativas para minimizar o contágio no âmbito da UEZO, visando preservar o bem maior de cada servidor, estudante ou funcionário e consequentemente a vida das pessoas ao nosso redor.

Gostaríamos de pedir para não aderirmos ao pânico, pois dentro da situação de pânico e medo paralisante, geralmente as soluções encontradas não são as melhores, pois não conseguimos pensar e manifestar o potencial da razão na sua plenitude.

A situação é sim muito preocupante! Os dados mostram que a disseminação é exponencial, isto é, cresce muito rapidamente; e as consequências podem ser fatais. No entanto, temos uma arma poderosa, NÓS MESMOS!

Nós podemos nos proteger e proteger aqueles que estão ao nosso redor. Como? Respeitando as orientações dos órgãos de saúde, OMS, Ministério da saúde, da nossa Comissão de Prevenção de Doenças Infectocontagiosas – CEPDIC/UEZO. Dessa forma, estaremos protegendo uns aos outros.

Gostaríamos também de tranquilizar os alunos de que todos os prazos serão estendidos, como, por exemplo, os de empréstimos de livros que serão reabertos quando a crise terminar. No momento, precisamos concentrar nossas energias para conter individualmente a disseminação do vírus.

Administrativamente, estamos estudando soluções menos drásticas para mantermos a continuidade dos estudos dentro do que for possível de maneira remota, utilizando as tecnologias de informação e comunicação, tendo em vista que se poderá extender a suspensão das atividades acadêmicas presenciais. É importante pontuar que essas atividades podem não substituir completamente todo conteúdo programático de uma determinada disciplina, nem tão pouco, de todas as disciplinas oferecidas da grade curricular.

A humanidade já vivenciou muitas crises como esta! Nós precisamos ter fé, fazer a nossa parte e seguir em frente. Em nossa jornada na Terra, vivenciamos momentos de dores e alegrias que nos permite crescermos como seres humanos. Este momento é de dor e medo coletivos. Precisamos ser corajosos, apoiar-nos para vencermos este desafio coletivamente.

Este é o nosso desafio: termos CORAGEM e nos UNIR para vencer coletivamente.

Rio de Janeiro, 19 de março de 2020

Reitoria UEZO




Compartilhe


Comentários via Facebook