UEZO deposita pedido de patente no INPI

Por Proext
02/09/2019 10h46m

UEZO deposita pedido de patente no INPI

Foto: Maiccon Marins Barros e professora Drª. Daniele Cruz Bastos (UEZO).

Maiccon Marins Barros, tecnólogo em Polímeros e engenheiro civil, aluno do mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Materiais da UEZO, desenvolveu sua Dissertação de mestrado sob a orientação da professora Dra. Daniele Cruz Bastos (UEZO) e da pesquisadora Dra. Marcia Gomes de Oliveira (INT), em parceria com o pesquisador Dr. Roberto Carlos da Conceição Ribeiro, do Centro de Tecnologia Mineral (CETEM).

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de rochas ornamentais do mundo, destacando-se entre elas o mármore e o granito. Durante a extração e corte de pedras ornamentais, são geradas enormes quantidades de resíduos. Dentre os diversos ramos de aplicação desses resíduos aparece o setor polimérico, que há muitos anos recebe cargas minerais para diminuição dos custos de produção.

Visando atender aos objetivos do desenvolvimento sustentável, dando uma destinação correta a esses resíduos de rocha ornamental, o objetivo do trabalho foi a obtenção de um novo tijolo ecológico, à base de resíduo de rocha ornamental (calcário) e resina polimérica (poliéster), produzido à temperatura ambiente, nos moldes do tijolo ecológico solo cimento.

O novo tijolo ecológico desenvolvido é mais resistente à água e ao fogo comparado ao tijolo convencional.

O pedido de patente foi depositado no INPI em 29/08/2019.

A UEZO parabeniza a professora da Escola de Engenharias e do Mestrado em Materiais da UEZO e os outros envolvidos na invenção.

Tem algum produto ou processo passível de proteção por patente ? Está na dúvida? Procure o NIT/UEZO. A gente fica na Pro Reitoria de Extensão (PROEXT), prédio I, 3º andar.