Segundo dia da Semana do Meio Ambiente na UEZO
Por Reitoria
10/06/2019 16h31m

Palestra de Raphaela de Araújo Lima Lopes, advogada na Justiça Global. Tema “Direitos Humanos e Meio Ambiente no Contexto das Barragens”.
No dia 05 de junho, dia mundial do meio ambiente, a UEZO recebeu Raphaela de Araújo Lima Lopes, advogada na Justiça Global, para debater, junto ao corpo acadêmico e funcionários sobre “Direitos Humanos e Meio Ambiente no Contexto das Barragens”. A atividade iniciou com apresentação da Pró-Reitora de Graduação, que lembrou que os direitos Humanos devem ser sempre debatidos, pois trata-se simplesmente do direito de ser humano e com dignidade.
Raphaela relatou alguns episódios em Brumadinho que representavam bem a tragédia pessoal ocorrida em muitas famílias, resultando em perdas que são ainda mais profundas em segmentos sociais mais negligenciados. Os direitos humanos são todos os direitos e liberdades básicas, considerados fundamentais para dignidade. As tragédias decorrentes dos principais acidentes com barragens ultrapassaram bastante o limite da violação dos direitos humanos.
O debate ficou centralizado na complexidade da relação entre os direitos humanos e a economia com base corporativista e o acúmulo desigual de capital entre os diferentes atores envolvidos, dificultando a ação do Estado, desde o MPF, até o desenvolvimento de políticas públicas de prevenção, de segurança e aplicação de penalidades.
Ainda no dia 05 de junho, continuaram as visitas a exposição “Sementes da Esperança”, onde alunos da UEZO estão atuando com monitores, orientando o público.

Alunos Monitores da UEZO na exposição Sementes da Esperança

Visitantes na exposição Sementes da Esperança
Veja também:
