Governo do Estado


Segundo dia da Semana do Meio Ambiente na UEZO

Por Reitoria
10/06/2019 16h31m



Palestra de Raphaela de Araújo Lima Lopes, advogada na Justiça Global.

Palestra de Raphaela de Araújo Lima Lopes, advogada na Justiça Global. Tema “Direitos Humanos e Meio Ambiente no Contexto das Barragens”.



No dia 05 de junho, dia mundial do meio ambiente, a UEZO recebeu Raphaela de Araújo Lima Lopes, advogada na Justiça Global, para debater, junto ao corpo acadêmico e funcionários sobre “Direitos Humanos e Meio Ambiente no Contexto das Barragens”. A atividade iniciou com apresentação da Pró-Reitora de Graduação, que lembrou que os direitos Humanos devem ser sempre debatidos, pois trata-se simplesmente do direito de ser humano e com dignidade.


Raphaela relatou alguns episódios em Brumadinho que representavam bem a tragédia pessoal ocorrida em muitas famílias, resultando em perdas que são ainda mais profundas em segmentos sociais mais negligenciados. Os direitos humanos são todos os direitos e liberdades básicas, considerados fundamentais para dignidade. As tragédias decorrentes dos principais acidentes com barragens ultrapassaram bastante o limite da violação dos direitos humanos.


O debate ficou centralizado na complexidade da relação entre os direitos humanos e a economia com base corporativista e o acúmulo desigual de capital entre os diferentes atores envolvidos, dificultando a ação do Estado, desde o MPF, até o desenvolvimento de políticas públicas de prevenção, de segurança e aplicação de penalidades.


Ainda no dia 05 de junho, continuaram as visitas a exposição “Sementes da Esperança”, onde alunos da UEZO estão atuando com monitores, orientando o público.



Alunos Monitores da UEZO na exposição Sementes da Esperança.

Alunos Monitores da UEZO na exposição Sementes da Esperança




Visitantes na exposição Sementes da Esperança.

Visitantes na exposição Sementes da Esperança


Veja também:



Inauguração da Semana do Meio Ambiente na UEZO





Compartilhe


Comentários via Facebook