Governo do Estado


III Semana de Consciência Negra UEZO

Por ASCOM
26/12/2019 14h59m



Foto: A Magnífica Reitora, Maria Cristina de Assis e o Magnífico Reitor Nobre Roque dos Santos celebraram a carta de intenção manifestando o interesse em promover o convênio entre as duas Instituições.

Foto: A Magnífica Reitora, Maria Cristina de Assis e o Magnífico Reitor Nobre Roque dos Santos celebraram a carta de intenção manifestando o interesse em promover o convênio entre as duas Instituições.

O Evento aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de novembro e incluiu palestras, oficinas apresentações culturais e assinatura de Termo de intenção de convênio com universidade moçambicana.

A semana reuniu personalidades negras em diferentes áreas de atuação como artística, educacional, jurista, literária, empresarial; de modo a exaltar a potência do povo negro, sua cultura, as trajetórias e experiências sociais. Durante os três dias de evento, pudemos ouvir e sentir as narrativas que traduziram empoderamento, resiliência e afeto. Em razão do racismo estrutural vivenciado no estado brasileiro, por séculos, a população negra foi e tem sido oprimida em diferentes formas. No entanto, após muita luta ao longo desses anos, resultados positivos têm sido alcançados nos âmbitos da inclusão, mesmo que em percentuais ainda muito baixos.



Foto: A Candace Leila Vidal do Coletivo “Mulheres de Pedra” proferiu a palestra na abertura do evento.

Foto: A Candace Leila Vidal do Coletivo “Mulheres de Pedra” proferiu a palestra na abertura do evento.

A Conferência de abertura contou com a ilustre participação da Candace Leila Vidal e sua equipe do Coletivo Mulheres de Pedra que demonstraram o significado do termo Candace – Mulher guerreira;

“As Experiências de Gestão Universitária de Povos Afrodescendentes do Continente Africano” foi tema da primeira mesa que teve como palestrantes o Magnífico Reitor Nobre Roque dos Santos Prof. D.Sc. (UniZambeze/Moçambique), a Profª D.Sc. Teresa Peixoto (Vice-Reitora da UENF) e a magnífica Reitora da UEZO Profa. Maria Cristina de Assis. Tendo como mediadora desta mesa a ilustríssima Vice-reitora Profa. Luanda Silva de Moraes (UEZO). Após a mesa redonda, a Magnífica Reitora, Profª Maria Cristina de Assis e o Magnífico Reitor Nobre Roque dos Santos assinaram o Termo de intenção de convênio entre a UEZO e a Zambeze, universidade pública moçambicana.



Foto: Mesa 1 - As Experiências de Gestão Universitária de Povos Afrodescendentes do Continente Africano.

Mesa 1 : Experiências de Gestão Universitária e Povos Afrodescendentes do Continente Africano.
Palestrantes: A Magnífica Reitora da UEZO, Profª Maria Cristina de Assis, a Vice-reitora da UEZO, Luanda Silva de Moraes, a Vice-reitora da UENF, Profª Teresa de Jesus e o Magnífico Reitor Nobre Roque dos Santos, da Zambeze.

A mesa 2 abordou o tema “Pesquisas Recentes Sobre Questões Étnico-Raciais”, tendo como integrantes a Profª Luane Bento (SEEDUC), Greyssy Kelly Araújo (Doutoranda UFRJ), Profª Jamila Perini (UEZO), Alice Alves Franco (Psicóloga - Quilombo Urbano Dona Bilina no Rio da Prata). A abertura contou com a apresentação cultural da CRAS Cecília Meireles, com a dança do Carimbó.



Foto: Mesa 2: Pesquisas Recentes Sobre Questões Étnico-Raciais.

Foto: Mesa 2: Pesquisas Recentes Sobre Questões Étnico-Raciais. Mediação: Vice-reitora Luanda Moraes.
Palestrantes: Profª Luane Bento (SEEDUC), Greyssy Kelly Araújo (Doutoranda UFRJ), Profª Jamila Perini (UEZO), Alice Alves Franco (Psicóloga - Quilombo Urbano Dona Bilina no Rio da Prata).

No segundo dia, durante a Tarde Literária, escritoras de grande relevância na literatura brasileira promoveram um rico debate apresentando suas obras. A escritora e Profª Simone Ricco (UFF / 8ª CRE) fez a mediação da mesa 3, as escritoras Eliana Cruz com a obra Crime no Cais do Valongo, Simone Mota com a obra Que cabelo é esse, bela? e Kátia Pires Chagas com a obra coletiva Mulheres Reais - Caminho do diálogo. Após teve a apresentação do grupo cultural “As Mariamas”, tendo como representante Adriana Veridiana e suas Candaces do coletivo.



Foto: Mesa 3 - Tarde Literária.

Foto: Mesa 3 - Tarde Literária – Simone Mota, Simone Ricco (mediadora), Eliana Cruz e Kátia Pires Chagas

A mesa 4 contou o tema “Negritude e Gestão de Negócios” com a participação de Dr. Jovenito Tavares (Spin Educacional), Nayara Alves (Locutora Rádio Antena 1), Marilene Gonçalves (Consciência Dreads) e Rose Oliveira (Ginga Tropical); finalizando com a apresentação cultural do Grupo Capoeira de Santa Cruz e integrantes do Ginga Tropical.



Foto: Mesa 4 - Negritude e Gestão de Negócios.

Foto: Mesa 4 - Negritude e Gestão de Negócios
Mediação: Profª Renata Angeli
Palestrantes: Dr. Jovenito Tavares (Spin Educacional), Nayara Alves (Locutora Rádio Antena 1), Marilene Gonçalves (Consciência Dreads) e Rose Oliveira (Ginga Tropical).

No terceiro e último dia de evento, a mesa 5 trouxe para o debate, a Dra. Adriana Alves dos Santos Cruz (Juíza da 5ª Vara Federal do RJ), a Dra. Lívia Cassares (Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro), a Profª Ana Lúcia Bielinski (UERJ), o Dr. Nivalde Francisca Gonçalves (Pres. da Comissão da Igualdade Racial da OAB 29ª Sub-Seção RJ), Yuri Borges dos Santos (Pres. Do DCE UEZO), a Assistente social Eloa Silva de Moraes (CAPS Paraty) e a Profª Vânia Lúcia Muniz de Pádua conduziu a mediação da mesa. O tema da mesa se concentrou em “Ações Afirmativas, Sistema Sociojurídico e Políticas de Reparação”.



Foto: Mesa 5 - Negritude e Gestão de Negócios.

Foto: Mesa 5 - Ações Afirmativas, Sistema Sociojurídico e Políticas de Reparação
Mediação: Profª Vânia de Pádua (Pró-Reitora Graduação UEZO)
Palestrantes: Dra. Adriana Alves dos Santos Cruz (Juíza da 5ª Vara Federal do RJ), a Dra. Lívia Cassares (Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro), a Profª Ana Lúcia Bielinski (UERJ), o Dr. Nivalde Francisca Gonçalves (Pres. da Comissão da Igualdade Racial da OAB 29ª Sub-Seção RJ), Yuri Borges dos Santos (Pres. do DCE UEZO), a Assistente social Eloa Silva de Moraes (CAPS Paraty).

A Profª Luanda Silva de Moraes, vice-reitora homenageou a Sra. Alaíde de Jesus Carvalho, Candace UEZO de 2019, representando todas as Candaces da UEZO. Paralelo ao evento aconteceram oficinas de tranças, turbantes e das bonecas Abayomis.



Foto: A Sra. Alaíde de Jesus Carvalho, foi homenageada como “Candace UEZO de 2019”, representando todas as Candaces da UEZO.

Foto: A Sra. Alaíde de Jesus Carvalho, foi homenageada como “Candace UEZO de 2019”, representando todas as Candaces da UEZO

A conferência de encerramento foi conduzida, de maneira calorosa e gentil, pelo magnífico reitor moçambicano D.Sc. Nobre Roque dos Santos.



Foto: Conferência de encerramento do Magnífico Reitor Nobre Roque dos Santos.

Foto: Conferência de encerramento do Magnífico Reitor Nobre Roque dos Santos.

Ao final a Banda de MPB – Trio Obaê, originado da zona oeste, fez uma belíssima apresentação; e encerrando a III Semana da Consciência Negra na UEZO.



Foto: Coletivo As Mariamas.

Foto: Coletivo "As Mariamas".



Foto: Os Cerimonialistas Eliéu Santiago (Ascom UEZO) e Wanie Nascimento Mateus (Aluna UEZO).

Foto: Os Cerimonialistas Eliéu Santiago (Ascom UEZO) e Wanie Nascimento Mateus (Aluna UEZO).



Foto: O CRAS Cecília Meireles apresentou a dança do Carimbó.

Foto: O CRAS Cecília Meireles apresentou a dança do Carimbó.



Foto: Grupo de Capoeira Ginga Tropical.

Foto: Grupo de Capoeira Ginga Tropical.



Foto: Apresentação da Cantora, atriz e bailarina Kênia Costa.

Foto: Apresentação da Cantora, atriz e bailarina Kênia Costa.



Foto: Palestrantes e organizadores do evento.

Foto: Palestrantes e organizadores do evento.



Foto: Lívia Vidal mostra o trabalho artesanal feito pelo Coletivo Mulheres de Pedra.

Foto: Lívia Vidal mostra o trabalho artesanal feito pelo Coletivo Mulheres de Pedra.



Foto: A Vice-reitora da UEZO, Luanda Silva de Moraes, a Magnífica Reitora da UEZO, Maria Cristina de Assis agradecem Magnífico Reitor Nobre Roque dos Santos.

Foto: A Vice-reitora da UEZO, Luanda Silva de Moraes, a Magnífica Reitora da UEZO, Maria Cristina de Assis agradecem Magnífico Reitor Nobre Roque dos Santos, da Zambeze o presenteando com um buquê de flores.



Foto: Equipe da III Semana da Consciência Negra e palestrantes.

Foto: Equipe da III Semana da Consciência Negra e palestrantes.




Compartilhe


Comentários via Facebook