Alunos de Engenharia de Produção, Ciências Biológicas, TADS e Ciências da Computação, atenção com o Enade 2017

Por que é importante o estudante fazer o Enade e com responsabilidade?

Por PROGRAD
09/10/2017 18h25m

1. O estudante habilitado a participar do ENADE na condição concluinte deve fazê-la pois para evitar de ser impedido de colar grau e obter seu diploma de graduação até que a situação seja regularizada, o que pode levar muito tempo.

2. Importante fazer a prova de modo responsável e comprometido, já que o ENADE é uma das ferramentas de avaliação dos cursos superiores, também no sistema estadual de educação superior. Ou seja, o seu diploma poderá ser valorizado! Os bons resultados refletem nos conceitos dos cursos, o que pode ajudar até na aprovação de emendas de orçamento e outras formas de apoio, quando o IGC – Índice Geral de Cursos é considerado. Fazendo a prova valoriza o diploma e contribui para melhores condições na Instituição!

3. Pode acontecer de estudantes contrários ao processo de avaliação através do exame faltarem deliberadamente, assumindo o ônus da irregularidade no histórico escolar e impedindo assim a produção dos dados necessários ao ENADE para a consolidação da avaliação dos cursos habilitados. Alguns até comparecem, mas entregam a prova em branco. Estas medidas não geram grandes ônus para o estudante, mas geram consequências nefastas aos cursos e à Instituição. A imagem que é gerada é confusa, pois não será possível saber se é uma ação de repulsa ao exame ou de má qualidade do serviço de ensino prestado. A Instituição corre o risco de ser vista pela sociedade como local de má aplicação de recursos públicos. Isto junto a atual crise que vivemos, pode resultar em péssima combinação.

Leia mais em http://www.uezo.rj.gov.br/prograd/arquivos/Enade%202017.pdf