Dia da Consciência Negra na UEZO

26/11/2017 07h32m

Foto: Comemorativa do evento

Foto Comemorativa do evento

No último dia 16 de Novembro de 2017 a UEZO realizou o Dia da Consciência Negra, na intenção de celebrar o Dia de Luta do Povo Negro, em memória à vida de Zumbi dos Palmares assassinado em 20 de Novembro de 1695.

Zumbi foi o principal representante da resistência negra na época da escravidão do Brasil Colonial. Dentre as habilidades que caracterizavam Zumbi, destacam-se a coragem, a liderança, o ser guerreiro e lutador, o heroísmo e muitas outras.

Em 20 de Novembro de 1995 o governo brasileiro reconhece Zumbi como grande herói. A partir dessa data, o dia 20 de novembro tornou-se feriado no Estado de Alagoas. No Estado do Rio de Janeiro somente em 2002 todos os munícipios começaram a definir como feriado estadual.

A celebração desta data tem como símbolo a resistência da população negra, o combate a todas as formas de opressão racial e à exclusão social.

No evento foram abordados temas como trajetórias de resistências e vitórias de professores, professoras, alunos e alunas da UEZO, racismo no Brasil, políticas de cotas, debatidos entre profissionais da filosofia, do direito, das artes, da literatura e amigas e amigos da UEZO.

Intervenções culturais reforçando a cultura negra estiveram presentes nas Oficinas de Turbantes (militante da causa negra Suzane Gabriela Chagas da Silva) e Reciclagem (estilista designer Silvia Danielle Oliveira da Retalhos Cariocas), na Exposição de livros da Literatura afro-brasileira (com Sheila Martins dos Santos e Maicon Jackles Rodrigues) e com a participação da Companhia Folclórica do Colégio Raul Ryff.

Na roda de conversa estiveram presentes: a profª. D.Sc. Luanda Silva de Moraes, vice-reitora da UEZO; a profª D.Sc. Vânia Lúcia Muniz de Pádua, pró-reitora de Graduação da UEZO, o profº. D.S.c Dario Neponuceno, chefe do gabinete da reitoria da UEZO; a profª. D.Sc. Alaíde Azevedo, a aluna Karoline Santos, mediadora da mesa; a aluna Thamyres Vianna, presidente do DCE da UEZO; Soninha Nascimento, militante da causa negra na Zona Oeste - convidada especial do evento; a Doutoranda, profª e filósofa da UFRJ Katiuscia Ribeiro, Dr. Luciano França e Dr. Igor Anatoli da EDUCAFRO; a Mestre, atriz e profª da rede estadual de ensino Cyda Moreno e o Dr. Augusto Werneck, profº associado da PUC-Rio, membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros, procurador do Estado do Rio de Janeiro e um dos responsáveis pela criação da primeira Lei de Cotas e membro a comissão de renovação da lei atual.

Foto: Roda de Conversa

foto: Roda de Conversa.

Foto: Abertura do evento - Oficinas.

foto: Abertura do evento - Oficinas.

Foto: Abertura do evento - Oficinas.

Foto: Oficina de Turbante e Exposição da livraria Nombeko.

Foto: Oficina de Reciclagem.

Foto: Companhia Folclórica do Colégio Raul Ryff.

Foto comemorativa: convidada especial Soninha Nascimento, organizadoras e alunas da UEZO e convidadas externas.