Governo do Estado






Por ASCOM
30/03/2017 18h24m - Atualizado em 24/04/2017 17h57m


Point de surfistas, o Parque da Prainha é um grande refúgio de espécies da Mata Atlântica



Areas Verdes - Parque da Prainha visão panorâmica. Áreas Verdes - Parque da Prainha.

Uma das áreas de conservação mais bem cuidadas do município do Rio de Janeiro, o Parque Natural Municipal da Prainha (PNMP) guarda belezas ímpares. Além de trilhas aprazíveis, em um de seus pontos mais elevados, pode-se chegar ao belíssimo mirante do Caeté, de onde se obtendo uma visão inigualável de grande parte da Prainha.


O PNMP é uma sobreposição do Parque Estadual da Pedra Branca, porém, está sob a administração municipal. No interior do Parque, é extremamente comum o avistamento de espécimes da mata atlântica, como o bicho preguiça, o ouriço cacheiro, saguis, cobras, além de uma vasta ornitofauna. Há relatos, por parte dos vigias noturnos, do avistamento frequente de cachorros do mato, além de um relato do avistamento de uma jaguatirica. Quanto à flora, há levantamentos superficiais de orquídeas e de cactos, bem como de espécies monocotiledôneas e arbóreas, em geral.


Apesar da importância ecológica e turística do local, existe uma grande carência de levantamentos a respeito da fauna e da flora do Parque.


por Luciano Tadeu - Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da UEZO.



Veja também

CORREDOR TRANSCARIOCA: Uma estratégia de preservação e integração das Unidades de Conservação cariocas.





Comentários via Facebook