Por Reitoria
16/08/2017 17h45m

ABRUEM promove evento em apoio à UEZO, UERJ e UENF

No último dia 21 de julho, a Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais – ABRUEM realizou reunião administrativa, onde o tema principal foram os problemas das universidades estaduais, em especial das três do estado do Rio de Janeiro.

O evento organizado pela UERJ, UEZO e UENF e que ocorreu na reitoria da UERJ, contou com a participação de 22 reitores de universidades estaduais , representando 17 estados da federação, pesquisadores, a gestão da ABRUEM e o então secretário da SECTIDS, o deputado Pedro Fernandes.

A pauta do evento contou com uma mesa, da qual participaram os reitores das três universidades estaduais do Rio de Janeiro e o ex-secretário Pedro Fernandes, onde todos foram enfáticos ao apontarem a importância do problema dos salários atrasados dos servidores e onde também a crise das universidades foi contextualizada como um problema nacional e não somente regional.

Na sequência foram ministradas duas palestras por pesquisadores da UFRJ e UERJ que abordaram a crise econômica no estado do Rio de Janeiro, desmistificando a ideia de a crise no nosso estado ter como causa o “inchamento da máquina pública”.

Por fim, a ABRUEM redigiu uma carta de apoio as três Universidades Estaduais do Rio de Janeiro, que foi enviada ao governo de nosso estado, colocando a importância das Universidades como instrumentos para ajudar a superar crises, através do desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Evento ABRUEM.

Evento ABRUEM destaca os problemas das universidades estaduais, em especial das três do Estado do Rio de Janeiro.