31/03/2015 09h00m

UEZO participa de audiência pública sobre Educação Superior

Na quinta-feira, 26/03, o Vice-reitor da UEZO, João Bosco de Salles, representou a instituição na audiência pública “O Ensino Superior no Estado do Rio de Janeiro – UERJ, UENF, UEZO e FAETEC”, conduzida pelo deputado Comte Bittencourt, presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro.

Em sua fala, o Vice-reitor lembrou a luta da instituição pela construção do campus, cujas obras foram prejudicadas pelo corte orçamentário deste ano. O professor João Bosco destacou ainda a necessidade de implantação da Dedicação Exclusiva para os docentes da UEZO.

- No que tange ao docente, não posso deixar de falar que a UEZO, hoje, é a única instituição no estado do Rio de Janeiro, com status de universidade, que não tem dedicação exclusiva. Estávamos há anos esperando soluções, para a Uerj e a UENF, as quais ocorreram, o que muito nos agrada, saber que essas instituições foram contempladas. Mas a UEZO continua esperando pela dedicação exclusiva, afirmou o Vice-reitor.

A professora Karla Figueiredo, da Unidade Universitária de Computação, também enfatizou a urgência de se discutir a questão da Dedicação Exclusiva para os professores da UEZO, lembrando a importância do regime para garantir que os docentes possam se dedicar ao ensino, à pesquisa e à extensão. Ela enfatizou a insatisfação dos professores.

- Isso desagrada e deprime os docentes. Isso é justo para a maioria das outras universidades e por algum motivo, que nós não sabemos explicar, parece que para a gente isso não é justo!

Os discentes da UEZO também tiveram uma representante na sessão. A aluna Raíssa Nascimento aproveitou a oportunidade para cobrar dos deputados a revisão do Plano Estadual de Educação, que prevê a aplicação de apenas 6% da receita tributária líquida do estado em Instituições de Ensino Superior. A estudante também relatou alguns problemas que os alunos tem enfrentado na instituição por causa do contingenciamento.

- Os estudantes, às vezes, tem que sair da UEZO para fazer iniciação científica em outras universidades, porque lá não tem espaço suficiente. Então, por favor, nós precisamos de uma atenção de vocês com a UEZO!, finalizou Raíssa.