02/03/2015 16h40m
A comunidade da Zona Oeste recebeu, na última sexta-feira, dia 27/02, mais uma dose de saúde.
Como parte da programação do Projeto Celíacos na UEZO, foram realizadas duas atividades: Palestra “Alterações Nutricionais na Doença Celíaca” e Oficina Culinária sem Glúten (com foco na preparação de tortas).
Durante a palestra, ministrada pela professora Sabrina Dias, os participantes do evento tiveram acesso a informações sobre as deficiências nutricionais sofridas pelos portadores da doença celíaca, caracterizada pela rejeição a um componente do trigo, o glúten. A professora, que é nutricionista, explicou os diferentes problemas enfrentados pelos celíacos na absorção de nutrientes (em função da inflamação dos intestinos) e apresentou alternativas para a dieta logo que a doença é diagnosticada.
A seguir, os participantes do evento puderam colocar essas dicas em prática, e, literalmente, "puseram a mão na massa", produzindo tortas com ingredientes nutritivos e farinhas alternativas AO TRIGO (como as de arroz e milho, além das féculas de batata e de mandioca).
Estavam presentes no evento os estudantes de iniciação científica do Projeto "Desenvolvimento de novos produtos funcionais e sem glúten", Beatriz Mello, Bernardo Rezende, Paula Cristini e Marcelo Guzzon, que estão realizando estudos para desenvolver uma massa de macarrão sem trigo que possa ser produzida em escala industrial. Nessa empreitada, eles estão recebendo orientação da professora Sabrina e das professoras Aline Fonseca e Catharina Fingolo.
O Projeto Celíacos na UEZO está entrando, em 2015, em seu terceiro ano de funcionamento, tendo realizado 8 eventos. O Projeto conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e a parceria da sucursal carioca da Associação de Celíacos do Brasil (ACELBRA – RJ).
Para acessar a programação de 2015 do Projeto Celíacos na UEZO, clique aqui.
Vista geral dos participantes
cozinhando
Tortas prontas
Alegria na desgustação