12/05/2015 16h35min
A aluna Paula Priscilla de Freitas, do curso de Ciências Biológicas da UEZO, ganhou o Prêmio Jovem Talento Henrique de Azevedo Penna, no III Seminário Anual Científico e Tecnológico de Bio-Manguinhos. O evento aconteceu entre os dias 4 e 7 de maio, na Fiocruz. Paula, que está no 7° período da graduação, apresentou sua pesquisa em forma de pôster no Seminário, mas acabou sendo chamada para também apresentar o trabalho na modalidade oral.
- Eu comecei a Iniciação Científica em fevereiro de 2013, no Centro de Pesquisas do Instituto Nacional de Câncer, onde atuo no Programa de Carcinogênese Molecular. Meu projeto possui colaboração do Bio-Manguinhos, explica Paula.
A pesquisa, intitulada “Modulação da expressão de co-reguladores da via do receptor de androgênio, pelo RNA-não codificante PCA3 em células de câncer de próstata” pretende utilizar o PCA3 como potencial alvo biomarcador para esse tipo de câncer. No Seminário, Paula competiu com mestres e doutores. Ela atribui a conquista ao potencial do seu projeto.
- Acredito que a equipe avaliadora tenha
observado um potencial muito forte para gerar um biofármaco,
quem sabe!, afirma a estudante.
Paula recebeu um prêmio no valor de R$1.000,00. Ela comemora a experiência e faz questão de agradecer o incentivo que recebeu de suas orientadoras.
- Atribuo essa vitória também ao trabalho árduo desses anos, aos conselhos e orientações da minha orientadora, Etel Gimba e da minha co-orientadora, Ana Emilia Goulart. É gratificante vermos os nossos resultados gerando frutos além do projeto em si, mas também levando o nome da UEZO a patamares mais elevados. Espero dar continuidade a essa colaboração com Bio-Manguinhos, para num futuro bem próximo conseguirmos pacientes em seus tratamentos, conclui Paula.

Paula de Freitas apresentando sua pesquisa

Paula com a co-orientadora, msc. Ana Emília Goulart (de verde) e a
orientadora, dra. Etel Gimba (de vermelho).