14/08/2015 15h30m
A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEZO, Maria Cristina de Assis, participou de uma audiência com o presidente da CAPES, Carlos Afonso Nobre, promovida pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). A reunião aconteceu no dia 11 de agosto, e contou com a participação da presidente da ABRUEM, Adélia Maria Carvalho de Melo Pinto e de representantes das demais instituições de ensino superior vinculadas à Associação.
Adélia Maria Carvalho abriu a reunião apresentando a ABRUEM, falando sobre o momento de crise orçamentária e discutindo quais as consequências que as medidas tomadas atualmente podem trazer para o futuro das IES municipais e estaduais. A presidente prosseguiu sua fala abordando o cancelamento do repasse de recursos para a pós-graduação.
Em seguida, Carlos Afonso Nobre explicou que os cortes orçamentários afetaram todos os níveis, mas afirmou que a CAPES está se esforçando para diminuir os transtornos. De acordo com o presidente, o ajuste no orçamento da CAPES foi de menos de 20%, mas, mesmo assim, 86% do orçamento aprovado está destinado a bolsas, com o intuito de preservar a essência dos sistemas de pós-graduação e de capacitação dos docentes do ensino básico.
Carlos Afonso reconheceu ainda a importância da ABRUEM no cenário da educação superior. Ele terminou sua fala lembrando que é necessário melhorar a qualidade da produção científica brasileira e que só será possível atingir melhores níveis com o aprimoramento da qualificação.
Também participaram da audiência o Diretor de Avaliação da CAPES, Arlindo Philippi Jr, o Diretor de Educação à Distância, Jean Marc Georges Mutzig, o Coordenador-Geral de Desenvolvimento Setorial e Institucional, Adalberto Grassi Carvalho, a Coordenadora-Geral de Formação de Docentes da Educação Básica, Izabel Lima Pessoa, e a Coordenadora-Geral de Programas Estratégicos, Idelazil Cristina do Nascimento Talhavini.
Colaboração: Denize Alencastro

Foto: ABRUEM